Como fazer alongamentos de forma correta?

Quer praticar exercícios físicos mas não sabe sequer como se alongar? Confira

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Sabe como fazer alongamentos de forma correta? Afinal, conhecer a maneira ideal de se alongar é essencial para aumentar a flexibilidade e reduzir as chances de sofrer lesões no dia a dia.

Por isso, quem ainda não tem experiência não precisa se preocupar, já que vamos ensinar agora aqui no Brasil 123 como fazer alongamentos de forma correta. Confira:

Veja como fazer alongamentos de forma correta

como se alongar de forma correta - reprodução unsplash
como se alongar de forma correta – reprodução unsplash

Antes e depois de praticar exercícios físicos, saiba que para fazer alongamentos de forma correta, uma pessoa precisa manter uma rotina de se alongar diariamente.

Mas, caso não seja possível, manter uma rotina de três até quatro vezes por semana pode fazer a diferença na vida de todos.

Por isso, veja abaixo alguns alongamentos básicos para saber como fazer de forma correta:

Comece pelo simples

Comece fazendo alongamentos mais simples como inclinar o corpo para trás com as duas mãos na cintura para ter mais flexibilidade.

Repita o processo até dez vezes seguidas ou até notar o alívio das dores na região lombar e nas costas.

Depois disso, deite-se de bruços para alongar suas costas e, para isso, você precisa deitar com o peito para baixo e relaxar.

Então, depois de alguns segundos, deixe o peso do tronco nos antebraços e respire devagar durante 10 segundos nessa posição relaxada.

Por fim, levante e incline o corpo para os lados para alongar os músculos de uma só vez, portanto, incline o corpo para direita a partir da cintura e puxe e solte o ar repetidas vezes.

Em seguida, faça o mesmo para o lado esquerdo e uma boa quantidade de respiração é de cinco vezes.

Alongue o corpo inteiro

Depois do alongamento mais simples, saiba que é preciso alongar o corpo inteiro e, para isso, comece pelos ombros e tríceps levando a mão para as costas por cima da cabeça enquanto segura o cotovelo com a outra.

Em seguida, deite-se no chão e leve os braços para trás para alongar os bíceps com os joelhos flexionados na frente do tronco.

Mexa o quadril para frente sem retirar as mãos do chão e mantenha a posição durante 30 segundos sem alterar a posição.

Por fim, alongue os pulsos puxando-os pelos dedos com a palma virada para fora e mantenha a posição durante 30 segundos com cada uma das mãos.

Alongue as pernas

Para fazer alongamentos de forma correta, saiba que é preciso exercitar as pernas, portanto, comece colocando um pé à frente enquanto estende o outro.

Esse alongamento é ideal para panturrilha, então, estique o tronco para frente e alongue o calcanhar da perna de trás contra o chão.

Depois disso, levante a perna para trás e segure a ponta do pé contra o quadril para alongar os músculos dessa região.

Por fim, segure as pernas com as mãos atrás dos joelhos e leve a cabeça em direção ao joelho sem flexionar as pernas.

Mesmo que este último seja mais difícil, saiba que para fazer alongamentos de forma correta é necessário praticar até que seja fácil.

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