Como fazer a criança comer mais legumes

Quem já se perguntou como fazer a criança comer mais legumes já sabe o quão difícil pode ser para os pequenos consumirem esses alimentos. Mas, como tudo na vida é questão de costume e cultura, basta fazer a criança comer mais legumes de uma forma saudável e até mesmo educativa. Confira mais aqui no Brasil 123.

Mesmo que as crianças ainda não entendam como funciona, os pais sabem que ingerir alimentos mais saudáveis é essencial em qualquer idade.
Portanto, veja agora como fazer a criança comer mais legumes sem muito esforço. Confira:

Dicas para fazer a criança comer mais legumes

Saiba que uma vez que as crianças são apresentadas para os doces, jamais elas vão preferir comer legumes ao invés de um chocolate, por exemplo.

Mas, desde que não conheçam tanto os doces durante a infância, as chances de conseguir fazer a criança comer mais legumes aumentam.

No entanto, como não dá para controlar o que os avós oferecem ou até mesmo o que os pequenos descobrem experimentando sozinho, veja algumas dicas saudáveis para fazer os pequenos comer mais legumes:

Leve a criança na quitanda e deixe ela escolher

Sempre que precisar ir à quitanda, leve a criança com você e mostre a variedade de legumes que são vendidos nesse local.
Afinal, a curiosidade que os pequenos possuem fará com que eles queiram entender melhor sobre os alimentos.

Então, deixe que eles comprem os legumes baseado na aparência e no cheiro dos alimentos, pois isso aumentará a chance de fazer a criança comer mais legumes, já que foi ela que “comprou” de acordo com suas escolhas.

Use camuflagem para os legumes

Então, se os seus filhos já cresceram acostumados a consumir alimentos mais calóricos como queijo, bacon, entre outros, experimente a camuflagem para fazê-los consumir mais legumes.
Ou seja, prepare uma receita que usa legumes e alimentos mais calóricos durante o preparo, já que isso deixará o alimento mais saboroso e até mesmo mais atraente para os pequenos por causa da disposição de cores, por exemplo.

Nesse sentido, com o tempo, as crianças vão criando uma imagem de um prato que leva legumes em sua composição e começarão a gostar desses alimentos tão saudáveis.

O consumo de legumes e verduras é muito importante para a saúde das crianças – Reprodução AdobeStock

Faça purê

Sendo assim, se você acha difícil fazer a criança comer mais legumes da forma tradicional, ou seja, in natura? Que tal fazer um purê? O purê de batatas é um exemplo comum, mas lembre-se que não é preciso inserir leite e manteiga na receita. Já que esses alimentos são muito calóricos.

Além do purê de batatas que é o mais conhecido, você ainda pode preparar essas refeições com outros legumes como cenoura, brócolis e batata doce.
Uma dica extra é congelar essas refeições para o consumo futuramente em acompanhamento de outros pratos mais agradáveis para as crianças.

As dicas acima são algumas ideias, mas cada um precisa encontrar a melhor forma para inserir esses alimentos na rotina dos pequenos.

Karla Camacho

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

7 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago