As micoses são infecções provocadas por fungos que afetam principalmente a pele, o couro cabeludo e as unhas do ser humano. Os fungos estão presentes em todas as pessoas, mas o crescimento das micoses está diretamente ligado a fatores como o enfraquecimento do sistema imunológico. Confira aqui no Brasil 123, como evitar micoses.
Em geral as micoses provocam vários sintomas e entre eles podemos citar, por exemplo:
O verão é a estação do ano em que ocorre a maior proliferação desses fungos. E uma das principais causas de transmissão são por meio do compartilhamento de objetos como, toalhas, roupas, alicates e tesouras de unhas entre outros. Bem como, a falta de higienização adequada desses objetos também. Assim, saiba os motivos:
O tratamento envolve algumas situações comportamentais além do uso de medicamentos.
São várias as formas para evitar micoses:
São vários os tipos de micoses em nosso organismo, mas vamos relacionar os mais frequentes a seguir:
Micose do couro cabeludo ou Tinea Capitis – É mais comum, no entanto, em crianças entre 2 e 10 anos de idade. Provoca, dessa forma, a descamação do no couro cabeludo e pode chegar a um quadro de alopecia.
Micose do corpo ou Tinea Corporis – É uma infecção que ataca principalmente, a pele do rosto, tronco e membros. Muitas vezes, o que causa esse tipo de micose é o contato com animais de estimação.
Candidíase ou Candida SP – pode alcançar a pele, principalmente na região genital.
Pano Branco ou Pitiríase – É causado pelo fungo Malassezia Furfur, um habitante natural da pele. Popularmente conhecida como “micose de praia”
Onicomicose – Atinge as unhas dos seres humanos e normalmente é diagnosticado pela própria pessoa atacada pelo fungo.
Pé de Atleta ou Frieira – É uma micose que se desenvolve entre os dedos dos pés, causando rachaduras. É, assim, uma das micoses mais comuns.
Sapinho ou Candida albicans – Muito comum em bebês, essa micose provoca placas brancas e de forma gelatinosa e podem ocorrer dores no local.
Ao perceber que algo não está funcionando bem, procure um especialista, principalmente quando os sinais forem visíveis. O médico especialista nesses casos é o dermatologista. Portanto, é ele quem faz o diagnóstico e conduz o tratamento das doenças das unhas, cabelos e pele.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…