Como estudar filosofia de forma autodidata?

0

Se você é um tipo de pessoa interessada em inúmeros temas, talvez esse seja o campo mais indicado. Mas, como estudar filosofia de forma autodidata?  Talvez as dicas separas pelo Brasil 123 não valham tanto para alunos do ensino médio. Eles não se interessam muito por esse tipo de assunto, apesar de ser um assunto extremamente importante.

Enfim! Continue a leitura para saber o que separamos para você!

1. Comece escolhendo uma área

A filosofia possui inúmeras áreas, sendo necessário escolher uma delas para começar a se aprofundar e ler obras. São elas:

  • Metafísica
  • Ética
  • Lógica
  • Estética
  • Epistemologia
  • Filosofia da História
  • Política

Após definir qual delas mais se encaixa, poderá avançar para o próximo passo.

2. Buscando os primeiros pensadores

Agora é o momento de criar uma lista de leitura com os pensadores principais. O recomendado é que comece sempre pelos primeiros. Por exemplo, se o campo escolhido foi política, é adequado optar pela iniciação em Platão (que vai apresentar os primeiros termos), avançar para Aristóteles e apenas depois buscar pensadores mais complexos como Montesquieu.

Dessa forma, será apresentado aos pensadores que iniciaram de forma superficial e poderá se aprofundar gradativamente.

3. Tendo um dicionário

É muito comum se deparar com temas como Aristocracia, Liberalismo e muitos outros. Para que haja uma compreensão total do conteúdo, é necessário que você possua consigo um dicionário. A internet também é bem vindo quando se há o uso cauteloso.

Isso porque existem muitos sites falsos ou equivocados espalhando “Fake News”. Use fontes confiáveis e verídicas. Dizemos isso porque há uma enorme divergência entre o que passam, não são profissionais e os embasamentos são pura opinião e não fatos.

4. Busque conhecer resumos

Na internet existem inúmeros resumos das obras para que comece a estudar. É sempre importante ler resenhas para que já esteja preparado para o que há por vir. Além de que é super desanimador quando você possui acesso a um tópico inteiro sem entender absolutamente nada sobre ele.

5. Confira se são atuais

Filosofia ajuda a desenvolver um senso crítico mas não é por isso que se deve acreditar em tudo o que está lá. Muitos textos são de milênios, eles não possuíam o conhecimento e desenvolvimento que temos agora. Então, é comum que se encontre textos que achemos um “absurdo” aquele tipo de pensamento. Mas acredite: há quem lê e acredita em tudo. Como diz Descartes, é necessário separar a areia molhada da argila (metáfora para verdade e mentira).

E então, tem mais alguma dica de como estudar filosofia?

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.