Você quer escolher um bom fundo de investimento? Como selecionar o melhor fundo de investimento para investir? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo, aqui no Brasil 123.
3 fatores para observar na escolha de um bom fundo de investimento
Primeiramente, para escolher de forma assertiva o fundo de investimento é preciso que você tenha claro o seu perfil de investidor.
Identifique a categoria de fundos de investimento que mais se adequa ao seu perfil de investidor
Os fundos de investimento se agrupam em três categorias a saber:
- Fundos de investimento em renda fixa: indicados para pessoas com perfil de investidor conservador, pois oferecem menor risco de oscilação ou desvalorização no curto prazo. Por ser atrelado à taxa SELIC, garantem no mínimo o valor de compra do valor investido.
- Fundos multimercados: indicados para pessoas com perfil de investidor moderado, podendo possuir maior risco, mas também uma maior rentabilidade. Possui, dessa forma, maior oscilação e normalmente, possuem prazo de resgate maior do que 30 dias.
- Fundos de ações: indicados para pessoas com perfil de investidor agressivo, e por possuírem ainda maior risco dos anteriores, podem apresentar rentabilidade maior. Normalmente estes fundos de investimentos são realizados com prazo de resgate a médio e longo prazo, e desta forma, se protegem das oscilações das bolsas de valores.
Cuide com a tributação de cada fundo de investimento, são eles que determinam a maior ou menor rentabilidade
Cada fundo de investimento possui alíquotas de tributação diferentes, e assim, muitas vezes não adianta você investir no fundo que tem maior rentabilidade, mas que você “perde” dinheiro com a alta alíquota de tributação.
Os fundos de investimento a longo prazo, que são os mais utilizados no mercado, seguem a seguinte tributação:
- 22,5% para investimentos de até 180 dias
- 20% em investimentos de 181 dias a 360 dias
- 17,5% em investimentos de 361 dias a 720 dias
- 15% em investimentos de 721 dias ou mais
A exceção da regra da tributação são fundos de ações, que possui alíquota de 15%, com qualquer tempo de aplicação.
Considere aplicar em fundos de investimento com as menores taxas de administração
Como existe uma grande variação entre as taxas de administração aplicadas entre os produtos financeiros e entre as instituições financeiras, é preciso, portanto, considerar esta questão na contratação do fundo.
Considerando a taxa SELIC com um percentual de 3% ao ano, por exemplo, não é aconselhável que você pague taxas de administração maiores do que 1,5%.
Outra taxa a se considerar é a taxa de performance, que normalmente é semelhante a 20% do valor que superar o índice de referência do fundo.
Em algumas instituições que administram os fundos de investimento, ainda incide a taxa de saída, que é paga se o investidor quiser fazer o resgate da aplicação antes do prazo contratado. Esta taxa é um tanto abusiva, pois o investidor não pode ser obrigado a nada, inclusive em permanecer no investimento em um fundo que não há mais interesse.
Então, considere estes 3 fatores apresentados antes de escolher um bom fundo de investimento para investir.
https://www.onze.com.br/blog/melhores-fundos-de-investimento-escolher