Como cuidar do bebê nos primeiros dias de nascido?

Confira agora algumas dicas para te ajudar na hora dos cuidados com o recém-nascido

0

Ter um bebê é um momento mágico, mas também bastante desafiador. Afinal, o bebê é muito frágil, pequeno, totalmente dependente e incapaz de se comunicar de maneira clara. Então, veja aqui no Brasil 123, como cuidar do bebê nos primeiros dias de nascido.

Nos primeiros dias de nascido o bebê ainda está começando a entender que o ambiente que ele está é diferente do útero de sua mãe. Por isso, é necessário criar uma rotina para ele e essa rotina deve ser seguida da mesma forma todos os dias, para que ele se acostume.

Ainda que você seja mãe ou pai de primeira viagem, não se preocupe. Aqui você encontrará algumas dicas fundamentais para cuidar do seu bebê nos primeiros dias de nascido com cuidado, atenção, responsabilidade e amor.

Cuidados com o bebê nos primeiros dias de nascido

Como dito anteriormente, o bebê recém-nascido ainda é muito frágil. Por isso, é necessário ter muita cautela para cuidar dele. Veja abaixo algumas dicas:

Banho

Para dar banho no bebê o ideal é utilizar um sabonete líquido, de preferência hipoalergênico. O sabonete e a toalha devem estar sempre ao seu alcance. Antes do banho, deixe também separadas as roupinhas, a fralda e o algodão.

A água colocada na banheira deve estar morna, em uma temperatura de cerca de 36ºC. Você pode começar lavando a cabeça da criança e, em seguida, secando-a com uma toalha. Só depois coloque o bebê na banheira e ensaboe delicadamente. Para limpar os ouvidos você pode utilizar água e algodão, porém, o ideal é limpar somente a área externa. Não demore muito no banho, quanto mais rápido, melhor.

Fraldas

No momento de trocar as fraldas do recém-nascido você também pode optar por utilizar algodão com água para realizar a limpeza, ao invés de utilizar lenços umedecidos. Porém, quando o bebê fizer cocô você pode adicionar algum produto que não precise enxaguar e que não irrite a pele dele.

Umbigo

O coto umbilical do bebê é outro ponto bastante delicado, pois dificulta o momento do banho e deve ser tratado da maneira correta para que tudo ocorra bem. Geralmente, em até 15 dias ele costuma cair. Mas durante esse período é necessário realizar a limpeza da região próxima a pele com álcool 70%.

O álcool pode ser aplicado com um cotonete e você também pode lavar a região com água e sabonete no momento do banho. Mas, lembre-se: sempre mantenha a área limpa e seca.

O bebê recém-nascido ainda é muito frágil, por isso, é necessário ter muita cautela para cuidar dele - Reprodução AdobeStock
O bebê recém-nascido ainda é muito frágil, por isso, é necessário ter muita cautela para cuidar dele – Reprodução AdobeStock

Cólicas

Esse é um dos pontos mais difíceis ao cuidar de um recém-nascido. As cólicas costumam surgir já no final do primeiro mês de vida e a criança começa a chorar muito por causa do incômodo. Muitos pais se desesperam nesse momento, devido ao desespero do filho. Mas saiba que é muito comum e que é normal a criança chorar, uma vez que está sentindo incômodo e o choro é a sua única forma de comunicação.

Para aliviar as dores de cólica é preciso realizar massagens, que o médico pode indicar, ou colocar também compressas mornas sobre a região (mas não diretamente sobre a pele do bebê). Existem alguns medicamentos que você pode utilizar, mas sua prescrição deve ser feita pelo pediatra.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.