Como aprender a dirigir de forma prática? Confira dicas

0

Como aprender a dirigir pode ser o pesadelo de muita gente, mas é quase que uma necessidade para adultos. Nem sempre andar de ônibus é eficaz, por mais que seja mais barato. Em alguns lugares, quase não há horários disponíveis.

Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou algumas dicas de como aprender a dirigir. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Mudando as marchas

O primeiro passo é saber como o carro funciona para começar a sair com ele. Para isso, descubra como realizar a troca das marchas.

A marcha funciona com níveis de intensidade. Se você precisa de mais força (como arrancar ou subir um morro) opte pelo menor número, ele será mais eficaz. Caso necessite de mais velocidade, quanto maior o número, mais veloz e leve será para dirigir (geralmente a marcha quinta).

Portanto, se deseja sair com o carro, comece com a primeira. Ligue o automóvel com os pés na embreagem e troque do neutro para o um. Ao acelerar, verá que o conta-giros aumenta. Dessa forma, quando passar de 2.500, já poderá apertar os pés na embreagem novamente para alterar a marcha de um para dois.  Busque não trocar antes dos 2.500 giros porque o carro pode morrer ou forçar muito o motor. Além disso, terá mais força para realizar o trajeto.

Motoristas que já são experientes e possuem o próprio carro, sentem a necessidade de troca de forma automática sem olhar esses valores.

Sempre que for mudar a marcha, aperta o pé esquerdo na embreagem e solte devagar para que o carro não dê socos desnecessários.

 Parando em um morro

Parar em um morro é uma das piores partes de como aprender a dirigir. Sempre o carro vai para trás ou morre. A auto escola não permite que você faça o uso do freio de mão (é mais fácil). Dessa forma, será necessário aprender a fazer o uso da embreagem – pelo menos para a prova.

Enquanto está com um pé no freio e outro na embreagem, solte devagar o esquerdo até ouvir um suave barulho do motor do carro. Ao chegar neste ponto, poderá soltar o pé do freio que o carro não correrá mais e basta colocar no acelerador.

Caso soltar muito da embreagem, já que não estará acelerando, o carro pode morrer. Se sentir muita dificuldade, desligue a música ou peça para que os outros passageiros façam mais silêncio.

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.