Como aliviar sintomas de candidíase

Confira nesta matéria algumas formas caseiras para amenizar os sintomas da candidíase

0

Alguns tratamentos são ideais para quem deseja saber como aliviar sintomas de candidíase como os banhos de assento com camomila ou barbatimão que possuem ação antifúngica e anti-inflamatória, por exemplo. Veja mais sobre como aliviar os sintomas de candidíase aqui no Brasil 123.

O que é candidíase e como aliviar os sintomas

A candidíase é uma infecção causada pela proliferação do fungo do gênero Candida Albicans que pode prejudicar a saúde das partes genitais femininas, assim como a pele, a boca e o intestino, levando à coceira, vermelhidão e ardência.
Além dos banhos de assento, o uso do alho e do óleo essencial de coco também pode ser ótimo para aliviar sintomas de candidíase. Eles possuem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios para que você possa combater esse problema tão incômodo.

Outra maneira para aliviar sintomas de candidíase é o consumo de alimentos como iogurte, cereais integrais e frutas frescas, visto que são ricos em probióticos, prebióticos e fibras que são essenciais para o equilíbrio da flora intestinal.
Antes de fazer qualquer tratamento caseiro, saiba que procurar um médico é a primeira escolha que você deve fazer. Mas caso seja difícil encontrar um especialista, veja quais são os cuidados necessários para aliviar sintomas de candidíase:

Banho de assento com barbatimão

Muito eficaz para aliviar sintomas de candidíase, o banho de assento com barbatimão é uma ótima ideia para quem sofre com a coceira e vermelhidão frequente nas partes íntimas.
Por ter uma ação antibacteriana, antifúngica e adstringente, o banho de assento com barbatimão é a melhor opção para tratar candidíase se forma caseira. Para isso, você vai precisar de:

  • 20 grama de casca de barbatimão seca;
  • 1 litro de água

Então, basta ferver a água com as cascas dentro e deixar por 15 minutos fervendo. Então, tampe a panela e deixe descansando até que fique morno e, quando isso acontecer, coe a mistura em uma peneira e encha uma bacia.
Em seguida, faça sua higienização das partes íntimas com essa água por 20 minutos, todos os dias, até que os sintomas de candidíase sejam aliviados.

Vale lembrar que o uso dessa mistura não é indicado para mulheres grávidas, visto que não existem evidências científicas que atestem a segurança desse método.

Procurar um médico é a primeira escolha a fazer antes de optar por tratamentos caseiros - Reprodução AdobeStock
Procurar um médico é a primeira escolha a fazer antes de optar por tratamentos caseiros – Reprodução AdobeStock

Iogurte e mel

O uso do iogurte e mel é ótimo para aliviar sintomas de candidíase, visto que eles são alimentos que aliviam a coceira e vermelhidão da região que está afetada pelo fungo.
Portanto, você pode ingerir esses alimentos ou aplicar sobre a região afetada, visto que os dois métodos são bons para o tratamento da candidíase.

Bochecho com barbatimão

Outra forma de usar as cascas de barbatimão para aliviar os sintomas de candidíase é o bochecho que pode ser feito com a mistura dessa casca com água. Esse método é indicado para quem sofre com coceira e vermelhidão na parte interna da boca.
Para isso, você vai precisar apenas de 3 gramas de barbatimão e 150 ml de água fervida. Então, depois que a água esfriar, faça o bochecho e cuspa, 3 vezes ao dia para que tenha efeitos mais promissores.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.