Como aliviar cólicas no bebê de forma caseira e natural

Veja o que fazer quando seu bebê estiver com cólicas

0

É muito comum que os bebês sofram com cólicas, mas os desconfortos que elas causam, além de causar sofrimentos nos bebês, deixam os pais bastante preocupados. No entanto, leia este post do Brasil 123 até o final e descubra como aliviar cólicas no bebê de forma caseira e natural.

Lidar com bebês com cólicas é um pouco assustador no início, pois, como eles ainda não sabem falar para expressar sua dor, quando o incômodo vem eles costumam chorar bastante.  Então, esse choro frenético costuma desesperar os pais. Por isso, é preciso saber identificar quando um bebê está com cólica para que você saiba lidar com esse problema.

Como aliviar cólicas no bebê de forma caseira

cólicas no bebê, como aliviar de forma natural e caseira - reprodução unsplash
cólicas no bebê, como aliviar de forma natural e caseira – reprodução unsplash

Existem algumas medidas que podem ser feitas a fim de aliviar o desconforto abdominal do bebê. Dentre elas estão as massagens, compressas de água morna e, em casos mais intensos, os medicamentos, que devem ser indicados somente pelo médico.

Mas, como saber se o seu bebê está com cólica?

Bom, o primeiro sinal de um bebê com cólica é o choro sem motivo aparente. Além disso, o bebê começa a se contorcer e flexionar as pernas em direção à região abdominal. A barriga fica rígida e o rosto tende a ficar mais avermelhado, ele também solta gases e expressa dor nas expressões faciais.

Como aliviar cólicas no bebê?

Algumas medidas podem ser tomadas a fim de livrar o bebê da cólica. A primeira opção é a massagem. Então, massagear a região abdominal do bebê com movimentos circulares pode ajudar, porém, no início ele sentirá certo desconforto, pois a área está dolorida.

Outra opção é colocar uma bolsa de água quente sobre a barriguinha do bebê, mas a temperatura deve adequar-se para que não o queime, afinal, sua pele é muito sensível.

Além disso, realizar a massagem empurrando as perninhas do pequeno em direção à barriga e movimentar suas pernas em movimentos de bicicleta são maneiras de ajuda-lo a liberar os gases.

Mas é fundamental também colocar o bebê para arrotar sempre após cada mamada e, se possível, amamenta-lo com leite materno ao invés de mamadeira.

Outras opções

A utilização de medicamento é uma alternativa quando as opções caseiras não funcionam, porém, apenas o médico pode realizar a prescrição dos medicamentos ideais. A simeticona, por exemplo, é muito útil nesses casos.

Outra opção de tratamento é preparar um chá de camomila e erva-doce. Caso o bebê não mame mais no peito, pode administrar uma pequena quantidade desse chá para ele. Contudo, se ele ainda mama no peito de forma exclusiva, a mãe pode ingerir o chá para que ele passe para o leite e, dessa forma, atinja também o bebê.

A saber, a camomila e a erva-doce possuem propriedades que auxiliam na diminuição de gases e aliviam as dores abdominais.

Não se desespere quando seu bebê estiver sentindo cólicas, apesar de ele chorar muito, essa é uma fase pela qual a maioria dos bebês passam. Mas você também não deve subestimar os sintomas, em caso de dúvidas, procure atendimento médico.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.