Como adquirir o hábito de leitura? Confira dicas

0

Como adquirir o hábito de leitura não é uma tarefa simples e fácil de ser realizada. Isso está cada dia mais difícil devido à alta quantidade de informações nas redes sociais e filmes disponíveis. até porque, qual a necessidade de ler um livro se você pode saber da história ao assistir uma série ou programa?

Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou uma série de dicas de como adquirir o hábito de leitura. Quer saber mais? Basta continuar lendo nosso artigo!

1. Busque por informações sobre algo que gosta

Leitura não é apenas de um livro, ela é ampla e envolve notícias, textos, revistas e tudo o que pode imaginar. Já pensou que você tem o hábito de ler, mas não um livro específico? Lemos diariamente notícias em redes sociais ou mensagens via chat privado.  Entretanto, isso ainda não é suficiente na maioria das vezes. Então, se torna necessário ir se aprofundando para conhecer cada vez mais sobre um assunto. E, quando ver que se sente pronto, pensar em começar a ler um livro.

2. Comece lendo coisas pequenas

Começa-se com notícias, textos de blog e após isso, avance para contos. Por exemplo, se gosta de terror, uma alternativa é começar a ler contos do Edgar Allan Poe. O mais famoso deles é “O Gato Preto”.  Isso vai te motivar porque os textos são menores e conseguirá terminar.

Busque contos sobre os seus gêneros favoritos de leitura. Eles podem ser os mais variados possíveis e existem inúmeras recomendações na internet.

3. Criando um cronograma

Um cronograma é bem aceito em inúmeras áreas, seja para trabalho ou estudos. O mesmo também vale para quem deseja saber como adquirir o hábito de leitura.

Busque criar uma tabela em seu celular para separar horários do seu dia para se dedicar. No começo poderá ser uma tarefa difícil. Entretanto, com o tempo tudo vai ficar mais fácil e você vai se acostumar.

4. Participe de grupos de leitura

No ano de 2018, o Instituto Federal Catarinense de Brusque criou um projeto chamado Clifiu. Nele, os alunos participantes deveriam ler um livro todo mês e participar da reunião para discutir as obras. Foi uma ótima alternativa para que pudessem socializar a comentar pontos relevantes dos livros e entender outras perspectivas.

Além disso, no Facebook, existem muitos grupos de leitura online para que você participe e receba recomendações. É uma alternativa caso sua cidade não possua programas de leitores como Brusque.

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.