A fila da perícia INSS está com mais de 1 milhão de pessoas, e com isso, surgem atrasos na concessão de benefícios. De acordo com alguns dados levantados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, em maio deste ano, 1,063 milhão de pessoas aguardavam atendimento em todo o país, um aumento de 8,5% desde janeiro.
Assim sendo, os contribuintes precisam esperar mais tempo para conseguirem seu benefício. Para que você possa entender melhor esse assunto e saiba quais são os motivos que levam a esse atraso na fila do INSS, reunimos algumas das principais informações para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
A fila da perícia INSS está dando grandes problemas para milhares de brasileiros que precisam do benefício. De acordo com dados oficiais, a fila de espera para avaliação médica ultrapassa 1 milhão de pessoas em todo o país. Com isso, esse atraso prolongado causa muitos problemas não só para os requerentes, mas também para o sistema previdenciário e a economia do país. Os impactos negativos da fila de perícia são muitos.
Veja abaixo os principais:
Primeiramente, o atraso do benefício pode levar muitos contribuintes a endividamentos ou a ter dificuldades para comprar remédios e se alimentarem adequadamente. Isso porque, durante o tempo em que aguardam na fila da perícia do INSS, eles não podem trabalhar para garantir a renda para seu sustento e de suas famílias.
Ademais, a fila de perícia impacta diretamente no sistema previdenciário. Acontece que, com um grande número de beneficiários atrasados, há uma enorme demanda reprimida que sobrecarrega a previdência social. Assim sendo, o INSS não consegue realizar novos pagamentos e nem atender novos processos, pois precisa dar conta de quem já está na fila.
Por fim, a fila de espera também prejudica a economia do país, pois muitos dos que aguardam a perícia são trabalhadores que não conseguem voltar ao trabalho e que deixam de contribuir para o sistema previdenciário.
Depois de saber os impactos que o aumento da fila da perícia INSS gera, é hora de descobrir os motivos pelos quais a fila já passa de 1 milhão de pessoas. Para isso, separamos alguns dos principais motivos, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Confira:
Um dos principais fatores para o aumento da fila da perícia é a constante instabilidade nos sistemas, gerenciados pelo Dataprev. Segundo o Ministério, cerca de 25 mil perícias são realizadas diariamente em todo o país. E, cerca de 5% dessas perícias sofrem implicações pela instabilidade nos sistemas, o que significa que 1.250 perícias são adiadas por dia.
As quedas de sistema nas agências do INSS são ainda mais frequentes. Isso acontece porque a maioria dos locais não possui um link de internet com capacidade insuficiente para suportar a demanda. Com isso, todas as perícias que seriam realizadas localmente precisam ser remarcadas para outra data.
Agora que você já sabe tudo sobre a fila da perícia INSS, deixe nos comentários o que pensa sobre o assunto!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…