Assim como muitas pessoas já sabem, a possibilidade de tirar a habilitação gratuita a partir do programa CNH Social foi lançada em alguns estados brasileiros. A partir daí os inscritos podem fazer todo o processo da habilitação sem custos.
Dessa forma, é importante dizer que mais de 40 mil documentos nas categorias A (Moto) e B (Carro) foram beneficiados com o programa. Mas lembrando que ele depende da adesão dos estados e não está disponível em todas as unidades federais.
Em primeiro lugar, o programa CNH Social é uma iniciativa do Governo Federal, juntamente com o Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) além do Detran (Departamento de Trânsito).
Nesse sentido, o objetivo é ajudar as pessoas de baixa renda a realizarem o processo de adesão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de forma totalmente gratuita, ou seja, sem nenhum custo de emissão.
O programa foi criado em 2011, e arca com o custo da prova teórica, bem como da prática de habilitação. Além disso, oferece orientações sobre o uso seguro do veículo, para a maior segurança no trânsito.
Sendo assim, existem alguns pré-requisitos para participar do CNH Social e eles podem variar de acordo com a região. No entanto, normalmente, eles exigem que o candidato tenha, no mínimo, 18 anos completos. Ademais, a renda familiar mensal não pode ultrapassar 2 salários mínimos.
Até o momento, são 18 estados oferecendo a possibilidade de acesso à CNH Social. Então, confira a lista abaixo:
Vale lembrar que a inscrição para participar da CNH Social pode ser realizada através do site do Detran do seu estado, caso esteja presente na lista acima.
Assim como já foi informado, o programa está em vigor desde 2011 e tem como foco principal as pessoas de baixa renda que encontram dificuldades financeiras.
Portanto, para conseguir fazer a inscrição é preciso cumprir alguns requisitos para fazer a inscrição. Lembrando que o programa está atrelado ao governo e o cidadão precisa estar dentro das normas. Por exemplo:
Como cada região possui seu Departamento de Trânsito (Detran) responsável pelos processos relacionados a CNH Social, quem desejar adquirir o documento deve passar por um processo seletivo.
Com isso, a partir dessa seleção, o Detran fornece os prazos para as inscrições, visto que o prazo pode variar de acordo com cada estado. Do mesmo modo, as datas são disponibilizadas de acordo com as necessidades de cada estado. É fundamental, portanto, que o candidato fique atento as datas, bem como as vagas disponíveis.
Mas também, quem preferir pode fazer a inscrição online no site do Detran. Para isso, o primeiro passo é preencher um formulário, anexando cópias dos principais documentos, como: RG, CPF, Certidão de nascimento de pessoas do núcleo familiar, como crianças, por exemplo, que não possuem RG.
Além disso, também é necessário que a Carteira de Trabalho de todas as pessoas do núcleo familiar e o comprovante de residência estejam anexados. Ainda assim, se o candidato for estudante, é necessário o histórico escolar.
Sobretudo, quem desejar saber mais sobre o programa, pode acessar o site do Detran onde será divulgada a lista dos aprovados e também as datas da seleção
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…