As medidas anunciadas pelo governo Lula para subsidiar veículos de até R$ 120 mil podem ter efeitos ainda maiores na economia além do carro novo. Isso porque especialistas acreditam que os carros seminovos, de até 3 anos, podem sofrer quedas ainda maiores de preços, o que dará mais acessibilidade do produto às famílias de menor renda.
Por outro lado, os efeitos em maio não foram bons. Isso porque o setor registrou uma redução na venda de veículos, justamente pela espera pela redução de preços do carro novo.
A medida anunciada pelo Governo Federal deixará o carro novo mais barato no Brasil. Isso porque, segundo especialistas, os incentivos tributários darão descontos de até R$ 8 mil no preço, barateando as linhas de financiamento e gerando mais compras do produto.
Por outro lado, outro cenário também será visto. Segundo especialistas, o preço deve ficar ainda mais baixo para quem quer comprar um carro usado. Os seminovos, que possuem até 3 anos de uso, podem ter reduções ainda maiores de preços. Isso porque eles normalmente já valem menos. Com o carro novo mais barato, o seminovo apresenta queda ainda maior para manter competitividade nas vendas.
Ao todo, o governo reservou R$ 1,5 bilhão para o programa que incentivará a compra do carro novo. Dessa forma, quando o valor se esgotar, o programa acabará automaticamente. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa deve durar até 4 meses.
Dessa forma, especialistas explicam que quem queria comprar um carro seminovo agora conseguirá arcar com um novo. Além disso, quem queria um carro usado (mais de 3 anos) agora terá acesso ao seminovo. Por isso, ao longo da cadeia de vendas, o impacto pode ser ainda mais visível, o que também afetará o financiamento.
Apesar disso, economistas acreditam que o sucesso do programa será limitado. Isso porque existem travas no projeto que atrapalham os reais descontos desejados pelo Governo Federal.
Economistas estão céticos em relação ao programa. Isso porque o sucesso da medida depende de alguns outros fatores que o governo não pode controlar. Com isso, especialistas dizem que os impactos dependem das características da região e a diferença dos preços pode ser relevante entre cada uma das regiões.
Isso porque o preço, além dos custos de produção, depende da oferta e da demanda do produto. Com isso, modelos pouco ofertados dificilmente terão os preços alterados. Por outro lado, carros populares devem ter ainda mais descontos. Contudo, o carro popular deve ter um desconto ainda maior em regiões que possuem mais oferta do produto, o que deve acontecer nos grandes centros do país. Por conta disso, o preço do carro novo flutuará de forma diferente entre as regiões do país.
Ainda, o projeto deve ter uma trava que limita, nos primeiros 15 dias, o desconto apenas para pessoas físicas. Além disso, o prazo pode ser estendido para 60 dias. Isso também afetará os preços.
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