Calos nos pés: saiba como tratar e aliviar as dores

Veja como cuidar dos seus pés para não dar calos mais

0

Os calos nos pés é um motivo de grande incômodo para todas as pessoas que já tiveram esse acometimento, principalmente porque normalmente a rotina obriga o uso contínuo de sapatos fechados que, além de serem uma das causas, intensifica muito a dor. Nós do Brasil 123, vamos te ensinar tudo para fazer entender a como tratar os calos nos pés.

Como surgem os calos nos pés?

O calo do pé é resultado de uma grande pressão ou de um intenso atrito que ocorre de modo constante sobre os pés, o que gera uma resposta natural do corpo como forma de proteção, que é o próprio calo. Assim, a camada da pele se torna mais espessa e endurecida para evitar dor à fricção. Normalmente os calos geram apenas incômodos, mas podem causar dor caso estejam inflamados.

Qual o principal motivo dos calos nos pés?

O principal motivo do surgimento é o uso de calçados inadequados por longos períodos de tempo. Então, escolher bem os calçados é uma das formas mais eficazes de prevenção.

Confira algumas dicas de como fazer esse tratamento

Entretanto, hoje, separamos algumas dicas para você que já está com um calo te incomodando e requer urgentemente um modo de tratar e aliviar as dores.

Mergulhar os pés em água morna

como tratar calos nos pés - reprodução unsplash
como tratar calos nos pés – reprodução unsplash

Um dos tratamentos mais eficazes para os calos é o aumento da temperatura. Você pode tanto mergulhar o calo em uma bacia de água morna quanto aplicar uma compressa sobre o calo, o que também diminui as dores.

O tempo mais ideal é em torno de 10 a 15 minutos, pois é o tempo para que o calo seja amaciado e a pele amolecida, o que torna possível a remoção tanto forçada quanto natural do excesso de pele. É importante que você use um band-aid após a retirada para que não surjam infecções.

Usar cremes hidratantes

Outra forma de diminuir o calo é aplicar hidratantes, sejam eles naturais ou artificias. Como a pele está grossa e ressecada para ser protegida da fricção, hidratar a pele serve para aumentar a maciez e diminuir a espessura da camada que está formando o calo.

Lembrando que você não pode mais estar utilizando calçados inadequados.

Aplicar vinagre de maçã

Outra forma de amolecer a pele endurecida é diluir o vinagre de maçã em água e aplicar no calo por mais ou menos 20 minutos. Não esfregue, apenas deixe sobre o calo para não romper a pele, a intenção acelerar o processo natural do corpo.

Óleo de rícino

Esse método de tratamento está associado com o uso da água morna. Você pode misturar 5 colheres de óleo de rícino na água morna dentro de uma bacia e “deixar os pés de molho” por cerca de 30 minutos.

Realmente é muito incômodo ter calos nos pés, muitas das vezes nos atrapalham a fazer atividades básicas do nosso dia a dia. Contudo, agora que você já aprendeu a como tratar calos nos pés, não deixe de usar todas essas dicas para acabar de vez com esse problema.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.