A Caixa Econômica Federal liberou um saque de R$ 6 mil para alguns brasileiros. Trata-se do saque calamidade pública do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Como o próprio nome já diz, ele pode ser usado quando ocorre um desastre natural. Assim, há como diminuir os impactos causados pelo incidente.
Neste sentido, como todo o saque do FGTS, ele é destinado aos trabalhadores que são contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A Caixa libera o resgate, apenas, em emergências. No caso das fortes chuvas que caíram sobre cidades do litoral paulista, por exemplo, o banco liberou o resgate.
Na realidade, nesta época do ano, é comum que ocorram essas enchentes. Por conta disso, a Caixa costuma liberar o saque do FGTS nas cidades que sofreram com o problema.
Saque destinado às cidades castigadas pela chuva
Inicialmente, é preciso ter acontecido um desastre natural. Como já explicado, as enchentes causadas pelas chuvas são bem comuns no país. Portanto, quando o fenômeno ocorre há a possibilidade de resgatar o FGTS. Assim, o prefeito da cidade ou governador do estado precisa decretar estado de calamidade pública em até 30 dias, a partir do primeiro dia do desastre.
Ao fazer o procedimento, aciona a Defesa Civil. E, por fim, o Governo Federal libera o saque, através da Caixa. O desastre que teve como consequência as chuvas no litoral paulista causou grande comoção nacional. Em primeiro lugar, houve a discussão da falta de infraestrutura governamental para lidar com as enchentes, problemas comuns no país, mas que podem ser solucionados.
Além do mais, o desastre deixou dezenas de mortos e desaparecidos, além de milhares de desabrigados. Então, a Caixa liberou o saque em algumas cidades do litoral paulistas: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.
Porém, para resgatar os valores, é importante se atentar às regras. O beneficiário precisa ter saldo em sua conta do FGTS, naturalmente. Além do mais, não pode ter efetuado o saque por calamidade pública nos últimos 12 meses (um ano). O valor é de R$ 6,2 mil.
Como resgatar o valor cedido pela Caixa?
Diante disso, o saque do FGTS por calamidade pública pode ser solicitado através do Caixa Tem, o app da estatal. Ele pode ser encontrado nas lojas virtuais de smartphones, como Apple Store para quem tem iOS. Caso a pessoa possua um dispositivo Android, pode encontrá-lo na Google Play Store.
Além disso, é possível fazer a consulta no app do FGTS. A ferramenta também pode ser instalada pelas lojas dos smartphones. É possível também realizar o acesso via web, sem precisar instalar o aplicativo, para isso basta entrar no site do governo federal destinado ao FGTS.