Busca e apreensão da PF contra Ciro Gomes é anulada; entenda

Uma decisão tomada pela quarta turma do Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF-5) nesta terça-feira (22) culminou, por unanimidade, na concessão de um habeas corpus ao ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT).

A decisão serviu para anular um mandado de busca e apreensão que havia sido expedido contra o político em uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada no final do ano passado.

À época, o Brasil123 publicou que a ação teve como intuito apurar os indícios de que poderiam ter ocorrido desvios de verbas durante a reforma do Castelão, estádio localizado em Fortaleza e uma das arenas que sediou jogos da Copa do Mundo de 2014.

Segundo os desembargadores do TRF-5, a anulação ocorre porque não existem indícios de que os requisitos que pudessem comprovar o embasamento para que o mandado de busca e apreensão fosse expedido foram cumpridos.

Na decisão, os membros do TRF-5 até citaram a chamada “ausência de contemporaneidade”, pois o mandado foi cumprido bem depois das obras no Castelão terem sido concluídas. À época da reforma, entre 2010 e 2013, quem era o governador do Ceará era Cid Gomes (PDT), irmão de Ciro, que também foi investigado na ação – hoje ele é senador.

Os irmãos se tornaram alvo da PF pela suposta participação em um esquema de desvio de dinheiro das obras. Para investigar a dupla, a Justiça determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal dos dois entre 2009 e 2014.

No dia em que a operação foi deflagrada, Ciro Gomes foi ao Twitter e classificou o cumprimento do mandado de busca e apreensão em sua casa como sendo uma atitude “abusiva”. Na oportunidade, ele afirmou que não tinha relação com o caso e que a ação mostrou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “transformou o Brasil em um Estado Policial que se oculta sob falsa capa de legalidade”.

Depois que a decisão do TRF-5 veio à tona, nesta terça, o ex-governador, que agora é pré-candidato pela quarta vez à presidência, voltou ao Twitter e afirmou que a anulação da ação da Polícia Federal “honra o Judiciário brasileiro”.

“Mesmo nos momentos de maior indignação nunca duvidei de que a verdade e a justiça prevalecessem sobre o arbítrio, a manipulação e a prepotência. Esta decisão do TRF5 honra o judiciário brasileiro”, publicou Ciro Gomes.

Leia também: MPF pede que Aécio Neves devolva dinheiro de propina e perca seu mandato

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

48 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago