As vendas na Black Friday tiveram um desempenho menos expressivo em 2022. A saber, o varejo on-line do país registrou um faturamento 23% menor que o registrado em 2021. Aliás, o valor se refere apenas ao dia 25 de novembro, considerada a data oficial da Black Friday.
O levantamento foi realizado pela consultoria NielsenIQ|Ebit. No entanto, os dados sobre o valor do faturamento bruto ou de unidades vendidas on-line no período ainda não foram informados pela consultoria. A propósito, o estudo aconteceu em parceria com a empresa de pagamentos digitais Bexs Pay.
Ao considerar os segmentos, o maior tombo veio do grupo de eletrônicos, cujas vendas brutas despencaram 26,7% no dia da Black Friday. Vale destacar que essa é uma das categorias mais buscadas pelos consumidores do país durante o período de promoções.
Além disso, a consultoria revelou que a categoria de alimentos e bebidas teve um faturamento 22,1% menor que o registrado em 2021. Fechando o top três das maiores quedas percentuais ficou o segmento de casa e decoração, cujo faturamento caiu 10,5%.
Em resumo, a Black Friday acontece nos Estados Unidos no dia posterior ao feriado de Ação de Graças (24). E os brasileiros importaram a data para aquecer as vendas no varejo do país.
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Veja mais detalhes do levantamento
Embora o faturamento das vendas online tenha caído expressivamente no dia da Black Friday, o resultado mensal ficou bem diferente. De acordo com o levantamento, o faturamento bruto do varejo online do país no acumulado dos 25 primeiros dias de novembro ficou apenas 1% menor que o registrado no mesmo período de 2021.
Em outras palavras, o faturamento das vendas online ficou estável em relação ao ano passado, segundo a NielsenIQ|Ebit. Isso aconteceu devido à melhora da pandemia da covid-19 no país e ao aumento das promoções por causa da Copa do Mundo 2022, que impulsionaram as vendas em lojas físicas.
Por fim, o levantamento ainda revelou que o segmento de games teve a maior alta no acumulado mensal. Em suma, o faturamento bruto da categoria cresceu 27,8% em comparação a 2021. Em seguida, ficaram os segmentos de eletrônicos (+9,5%) e de casa e decoração (+9,0%).
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