Benefícios do peixe: veja por que inserir o alimento em sua dieta

Confira como o peixe pode ser fundamental na sua alimentação semanal

0

Você costuma comer peixe nas suas refeições? Saiba que o consumo de peixe nas refeições é saudável, pois a recomendação é comer peixe 3 vezes por semana. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar os benefícios do peixe e por que inserir o alimento em sua dieta alimentar.

Quais são os nutrientes presentes no peixe?

O peixe possui gorduras boas, proteínas, vitaminas e, por isso, possui indicações como antioxidante e anti-inflamatória.

Peixes gordos são ricos em ômega 3 (gordura boa), um anti-inflamatório poderoso que ajuda a reduzir a aterosclerose e protege o coração contra as doenças cardiovasculares. Sendo assim, entre os peixes gordos mais conhecidos tem-se: atum, salmão, sardinha, dourado e cavala.

Mas, cuidado: mulheres grávidas devem evitar peixes como atum, cação e peixe-espada, pois estes peixes apresentam grandes quantidades de mercúrio.

Quais são os benefícios que o consumo de peixe traz ao organismo?

por que inserir o peixe na dieta é bom - reprodução unsplash
por que inserir o peixe na dieta é bom – reprodução unsplash

Entre os principais benefícios tem-se:

Aumenta a imunidade

O ômega 3, ajuda na produção das células de defesa do corpo, e assim, fortalece o nosso sistema imune. Ademais, por ser rico em vitamina C e E, possui características anti-inflamatórias que previne infecções, aumentando também o sistema imune.

Previne o desenvolvimento da osteoporose

A vitamina D presente no peixe, ajuda na absorção do cálcio e previne o desgaste dos ossos. Desta forma, evita que a osteoporose se desenvolva.

A vitamina D ainda ajuda prevenir doenças como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardiovasculares.

Ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes

Por apresentar grandes quantidades de cálcio em sua composição, o peixe ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes. E ainda, o ômega 3, auxilia na redução da perda óssea, o que garante ossos mais saudáveis.

Previne o envelhecimento precoce da pele

Os peixes magros possuem grande quantidade de antioxidantes que reduzem o envelhecimento da pele, além de prevenir o câncer.

Ajuda na perda de memória

O ômega 3, os antioxidantes, o cálcio e o fósforo presente nos peixes, atuam na proteção das células do cérebro, melhorando o seu funcionamento.

E consumir peixe cru, também apresenta benefícios?

Sim!!!!, por não ter passado pelo processo de cozimento o peixe cru, não perde nenhum nutriente, e dessa forma, traz muito mais benefício para a saúde.

Recomenda-se congelar primeiro o peixe para ser consumido cru, para evitar o risco de intoxicação por bactérias e microrganismos.

Então, se o peixe for consumido in natura, os benefícios aumentam como:

  • Acelerar o desenvolvimento do cérebro;
  • Combate a anemia;
  • Reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom;
  • Ajuda no controle da pressão arterial.

Desta forma, o consumo de peixe é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo, bem como para prevenir doenças.

Assim, é preciso que coloquemos o peixe em nossa dieta, seja ele cru ou cozido, assado, em forma de saladas, e em preparos muito saborosos.

É só deixar a criatividade fluir e preparar o peixe da forma que você mais gosta.

Sendo assim, se você não tem o hábito de consumir peixe, comece aos poucos, prepare com atenção para aumentar o sabor e aos poucos vá aumentando a quantidade de dias de preparo do peixe.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.