De acordo com o calendário oficial do Governo Federal, neste mês de fevereiro, será paga a primeira parcela do Auxílio Gás de 2023. Dessa forma, as famílias contempladas terão 100% do preço médio que é cobrado pelo botijão de gás de 13 quilos.
O Auxílio Gás é um programa do Governo Federal que foi criado em novembro de 2021 através da Lei n° 14.237. Além disso, possui regulamentação pelo Decreto n° 10.881 de dezembro do mesmo ano. Assim, o programa tem como principal objetivo a redução do impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.
Dessa forma, o benefício fornece o valor médio do preço de um botijão de treze quilogramas. Além disso, a parcela possui validade de 120 dias, ou seja, é fornecida a cada dois meses. A última parcela do vale gás aconteceu em dezembro de 2022. Portanto, espera-se que neste mês de fevereiro as famílias cadastradas recebam o benefício.
Confira a seguir mais informações sobre o Auxílio Gás.
Qual o valor do Auxílio Gás
Para definir o valor do Auxílio Gás, é necessário o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Porém, a agência não divulgou os dados. Assim, o valor do benefício dependerá de um posicionamento da equipe do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De qualquer modo, quem está esperando o benefício poderá ter como referência o valor pago na última parcela. Ou seja, em dezembro de 2022, o programa garantiu R$112 para os beneficiários. Vale lembrar que o auxílio permanecerá com 100% do repasse do valor do botijão. Pois, a medida passou pela aprovação da PEC da Transição.
Como receber o Auxílio Gás
O auxílio tem como destino as famílias de baixa renda. Logo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem participar. Dessa forma, é necessário que a renda familiar mensal não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa.
Além disso, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem receber o benefício. O BPC concede acesso ao programa mesmo que a pessoa não esteja inscrita no CadÚnico. Assim, o pagamento será feito para o responsável familiar que deve ser, preferencialmente, mulher.
Para receber o Auxílio Gás, você poderá procurar um dos canais de prestação do Governo. Por exemplo, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único. Além disso, você deverá levar toda a documentação necessária.
Quando será pago o Auxílio Gás
A data do pagamento dependerá do Número de Identificação Social (NIS), ou seja, será equivalente ao calendário do Bolsa Família. Portanto, os primeiros beneficiários a receber o repasse serão aqueles que possuem NIS com final 1.
O primeiro pagamento está previsto para o dia 13 de fevereiro, mas seguirá até o dia 28 do mês, ou seja, os últimos a receberem o repasse serão aqueles com NIS final 0. O repasse pode ser feito de forma digital ou bancária. Caso a família não possua acesso a uma dessas opções, uma conta será aberta de forma automática.