O aplicativo Caixa Tem foi criado e disponibilizado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso aos serviços e transações bancárias da conta Poupança Digital Social dos brasileiros.
Através dele é possível consultar saldos e extratos, fazer pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo.
No entanto, alguns trabalhadores cadastrados podem ter dificuldades no acesso, e vamos passar algumas orientações sobre o aplicativo.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o bloqueio ocorre como um mecanismo de segurança para evitar fraudes ou golpes. Isso porque em 2020 era permitido que diversas contas do aplicativo pudessem ser abertas em um mesmo celular, atrelando ao número de chip.
Sendo assim, o que se observou foi que essa possibilidade serviu de oportunidade para os golpistas e dessa forma, nesse ano essa amplitude para o cadastro já não é permitida.
Agora a instituição permite apenas uma conta do aplicativo Caixa Tem por chip, e no máximo duas contas por aparelho celular.
Aqui chegamos a um dos principais motivos de bloqueio do aplicativo Caixa Tem: a troca de número do celular.
Como mencionado, para a segurança do próprio usuário em razão das fraudes observadas no passado, quando se tem o cadastro em mais de um celular, ocorre o bloqueio.
Nesse sentido, o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, esclarece: “Talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes”.
Para providenciar o desbloqueio do aplicativo, o cidadão deve comparecer à uma agência da Caixa, portanto o seu CPF, documento oficial com foto e o aparelho celular em questão.
O procedimento de desbloqueio do aplicativo Caixa Tem será realizado por um atendente, confirmando que o solicitante é mesmo o titular da conta.
É possível ainda resolver a situação nas casas lotéricas e assim que for efetuado o desbloqueio ou a ativação com cadastro da senha do Caixa Tem, o trabalhador poderá sacar o valor do seu auxílio na própria lotérica, sem a necessidade de gerar um código de saque no aplicativo, caso o saque da parcela já esteja liberado.
Um outro canal à disposição do trabalhador é a Central 111, através do qual podem ser solucionadas dúvidas sobre o aplicativo.
Acompanhe aqui alguns esclarecimentos da Caixa Econômica para dúvidas frequentes dos trabalhadores em relação ao Caixa Tem.
De acordo com a Caixa, isso acontece quando o sistema encontra alguma inconsistência no cadastro. Para regularizar a situação é necessário ir até uma agência.
Quando tento acessar é apresentada mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares. O que devo fazer?
Isso significa que a sua conta foi acessada em outro aparelho. Sendo assim, você precisa solicitar diretamente na agência que os demais celulares sejam excluídos.
É possível que o número de celular que você colocou no cadastro tenha sido digitado errado. Então, você precisa pedir a alteração do número em uma agência.
Confira as orientações para aqueles que precisam recuperar a senha do aplicativo:
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