Ansiedade antes do casamento: Como lidar com ela?

0

A ansiedade antes do casamento faz parte da rotina de muitas noivas. São muitas coisas para decidir e nada pode dar errado: vestido, convidados, presentes, buffet, danças e decoração. Com isso, pode ocorrer palpitações, nervosismo, insônia e até mesmo depressão, algo que não é bom e saudável, principalmente durante a véspera. 

Portanto, neste post separamos 07 dicas de como controlar a ansiedade antes do casamento. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

1- Busque bons fornecedores

Buscar pelo menos preço pode ser uma furada. A empresa pode atrasar compromissos ou entregar um resultado que não era o esperado. Portanto, antes de contratar qualquer serviço, descubra se a marca realmente é confiável e segura. Para isso, busque por avaliações de outros clientes através de plataformas de avaliações como Ebit, Reclame Aqui, Análise Loja, Google Maps, Facebook e outras. 

2- Cuidando da alimentação

A alimentação possui fortes relações com as emoções e saúde de uma noiva. Alguns alimentos podem estimular a criação de hormônios do prazer, raiva, libido, dor e amor. Quando o ser humano consome alimentos ricos em gorduras saturadas, o corpo produz hormônios que causam estresse. 

Dessa forma, o recomendado é criar refeições elaboradas e equilibradas com proteínas e carboidratos complexos. Uma dica é optar pela dieta mediterrânea que é composta de frutas, cereais, oleaginosas, peixes, azeite e grãos. O queijo e vinho podem fazer parte de uma rotina saudável quando consumidos com moderação. 

Além disso, tome cuidado com o consumo excessivo de alimentos pesados ou de carboidratos simples. 

3- Faça exercícios físicos

Exercícios físicos são essenciais para controlar a ansiedade antes do casamento. Outro aspecto positivo é que contribuem para a manutenção do peso. Dessa forma, não correrá o risco de uma semana antes do casamento não conseguir entrar dentro do vestido!

A prática constante de exercícios libera endorfina e serotonina que são substâncias benéficas para o organismo. Contribuem para o fim da insônia, melhorando o sono. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, pode pesquisar no Google sobre todos os benefícios do exercício físico para a mulher. 

4- Anote todas as ideias

É comum que em alguns momentos surjam muitas ideias e em outros, praticamente nada! Portanto, é recomendado que busque anotar todas elas em um papel ou planilha de computador. Caso esteja ocupada com alguma coisa cotidiana, deixe anotado para poder se recordar mais tarde e desenvolver o planejamento. 

5- Peça ajuda sempre que necessário

A ansiedade antes do casamento surge justamente porque algumas noivas desejam fazer tudo sozinhas. Isso é perigoso: busque ajuda de outras pessoas e não se sobrecarregue. Esse é o momento de ficar alegre, desenvolver ideias e não de se estressar! 

Uma ideia é organizar um time para definir quais serão as tarefas de cada um. Dessa forma, quando estiver sobrecarregada, não precisará ficar com medo de estar sozinha para lidar com tudo isso. Busque pela ajuda do seu noivo e até mesmo de amigas e parentes. 

Se mesmo buscando por ajuda de outras pessoas os sintomas de ansiedade antes do casamento estiverem fortes, é recomendado buscar por orientação psiquiátrica ou psicológica. 

6- Passe mais tempo com seu noivo

Sabe aqueles casais que parece que toda a fonte de amor secou? Você e seu noivo não precisam se parecer com eles. Sendo assim, planeje mais tempos juntos com jantares românticos e trocas de presentes. Escreva bilhetinhos e deixe na mesa de jantar, organize noites de filmes para assistir abraçados… são tantas ideias!

Apesar da ansiedade antes do casamento ser compreensível – já que o mesmo representa grandes mudanças –  não é motivo para que o casal se afaste. Sempre prevaleça sua saúde mental para poder conviver a dois.

7- Faça um bom planejamento

Criar um bom planejamento evita muitos desastres e dores de cabeça antes da cerimônia de casamento. Não pense em colocar a data o mais próxima possível devido ao nervosismo. Logo, se for necessário, adie – nem que seja por meses. Pense sempre na qualidade da festa e dos fornecedores. Pense em alguns aspectos como o dia, condições econômicas, alimentos oferecidos, convidados e local da festa. Não deixe para planejar apenas um mês antes. 

 Muitas noivas desenvolvem planilhas e até mesmo cartazes de ideias. Caso tenha dificuldade em se organizar mentalmente, uma dica é optar por estas opções. O Excel ou Sheet contribui para a anotação de datas, valores e descrições. Dessa forma, com alguns códigos simples como =SOMA(D41+D43)podem fazer todo o cálculo em menos de 1 segundo. Sendo assim, não será necessário perder horas utilizando a calculadora. Atualmente, existem vários vídeos no Youtube que ensinam a administrar de forma fácil e rápida todos os gastos através do Sheets. 

E então, possui mais alguma dúvida sobre como controlar a ansiedade antes do casamento? Em suma, basta deixar nos comentários ou entrar em contato!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.