Alimentos que viram açúcar: saiba quais são e veja como evitar

Descubra agora quais são os alimentos que aumentam os níveis de glicose no sangue

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Você sabia que existem alguns alimentos que viram açúcar depois de digeridos? Então, mesmo quando olhamos a tabela nutricional do produto e não vemos muito açúcar em sua composição, depois que o consumimos, ele pode se transformar em açúcar no nosso organismo. Veja  tudo aqui no Brasil 123.

Portanto, é importante saber quais são os alimentos que viram açúcar para poder evitá-los e não sobrecarregar nosso corpo com altos níveis de glicose. E hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto para que você possa cuidar da sua alimentação. É só ler até o final e conferir!

Alimentos que viram açúcar? Como assim?

Antes de vermos quais são os alimentos que viram açúcar, é importante saber que esse é um grosso modo de se explicar o que acontece em nosso organismo depois que ingerimos certos tipos de alimentos.
Na verdade, o açúcar branquinho ou mascavo, que compramos em pacotes no supermercado não é o único tipo que existe. Na verdade, existem vários tipos de açúcares e o carboidrato é um deles.

Desse modo, quando comemos algo muito rico em carboidrato, ao fazer a digestão desse alimento, nosso organismo o quebra e ele se transforma em glicose, que é absorvida e cai na corrente sanguínea. É por isso que comer muito carboidrato é tão prejudicial para a saúde quanto comer muito doce.

Aliás, o excesso de carboidratos contribui para o aumento do risco de diabetes e obesidade tanto quanto o excesso de açúcar. E é por isso que é tão importante consumir alimentos ricos em carboidratos com cautela e, sempre que possível, substituí-los por opções mais saudáveis, como veremos a seguir.

Quais são os alimentos que viram açúcar?

Como vimos, os alimentos que viram açúcar são aqueles que têm alta concentração de carboidratos em sua composição. Entretanto, existem alguns alimentos que viram açúcar mais rapidamente que outros e estes são os que contém carboidrato simples. Os carboidratos simples, ou carboidrato fino, são aqueles que são ultraprocessados e refinados.

Assim, quando eles chegam ao nosso sistema digestivo, eles são absorvidos rápido, pois não precisam ser muito quebrados. Dessa forma, temos um pico glicêmico logo após consumirmos esses alimentos, o que faz com que o pâncreas produza muita insulina para combater todo esse açúcar. Então, a glicose é rapidamente vencida pela insulina e voltamos a sentir fome em pouco tempo.

Já os alimentos feitos com fontes de carboidratos complexos, dão um pouco mais de trabalho para serem processados pelo organismo e por isso são alimentos que viram açúcar mais devagar, e assim, geram uma sensação de saciedade mais duradoura.

Os alimentos que são ricos em carboidratos simples e que devemos consumir pouco, substituindo sempre que possível incluem:

  • Pães brancos;
  • Arroz branco;
  • Batata inglesa;
  • Macarrão de sêmola;
  • Biscoitos e bolachas de pacotes;
  • Refrigerantes;
  • Sucos açucarados e industrializados.
Os carboidratos simples, ou carboidrato fino, são aqueles que são ultraprocessados e refinados - Reprodução AdobeStock
Os carboidratos simples, ou carboidrato fino, são aqueles que são ultraprocessados e refinados – Reprodução AdobeStock

Como substituir os alimentos que viram açúcar?

Para evitar os picos e quedas bruscas de glicose no sangue e outros problemas de saúde causados pelos alimentos que viram açúcar muito rápido, podemos substituí-los por:

  • Batata doce ou salsa;
  • Pães integrais;
  • Arroz integral;
  • Frutas;
  • Mel ou melaço;
  • Cookies caseiros feitos com grãos e mel, etc.

E aí, gostou de saber quais os alimentos que viram açúcar? Então coloque essas dicas em prática e cuide-se!

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