Muitas pessoas que querem começar a investir em ações ainda têm muitas dúvidas. Isso porque o mercado financeiro possui muitas estratégias e a grande maioria delas dá certo no longo prazo. Apesar disso, é preciso seguir sempre a mesma estratégia para ter retornos maiores que a média do mercado sempre.
Diante disso, o investimento em empresas possui duas grandes vertentes. A primeira é investir em empresas de crescimento, que multiplicam os valores das ações ao longo do tempo. A segunda é investir em empresas que pagam dividendos recorrentes. Mas qual é a melhor?
Vale a pena investir em ações?
Antes de entender qual é a melhor estratégia, primeiro você precisa saber se vale a pena investir em ações. Isso porque essa modalidade vem ganhando popularidade, mas na verdade não é indicada para todo mundo. Isso porque existem diferentes perfis de investidores, o que interfere nos seus investimentos.
Dessa forma, você só deve investir em empresas da bolsa de valores se você aceitar perder dinheiro no curto prazo. Isso porque é comum que as ações caiam de preço alguns dias. Se você não está disposto a isso, não tem problema, dado que existem diversas formas de ganhar dinheiro investindo em renda fixa, que atualmente está pagando taxas bastante altas.
Para saber se você deve, ou não, investir em ações, é preciso preencher um questionário. Para encontrá-lo, basta abrir conta em uma corretora. Por lei, elas são obrigadas a saber o seu perfil de investidor para recomendar os melhores produtos para você. Dessa forma, apenas investidores considerados moderados ou arrojados podem investir em ações.
Qual a melhor estratégia?
Depois de entender se você deve, ou não, investir em ações, é hora de definir a estratégia que você seguirá. Se você não puder investir, procure um especialista para falar de diferentes modalidades de renda fixa, que pagam bem e tem maior segurança. Se você optar por investir em renda variável, leia esse trecho com atenção.
Isso porque as estratégias de empresas de crescimento, conhecida como valuation, não se referem ao crescimento de empresas. Na verdade, se refere ao crescimento do valor das ações, que podem ser de empresas que já são grandes. Na história do mercado financeiro, essa é a estratégia que mais rendeu frutos ao investidor, em termos financeiros. Isso porque o objetivo dela é, de fato, ganhar dinheiro ao longo do tempo com a valorização das cotas das ações.
Por outro lado, a estratégia dos dividendos é voltada para quem quer ter uma renda passiva sem fazer nada. No meio do caminho, você pode ganhar dinheiro com a valorização das cotas também, mas é comum que carteiras dessa estratégia não batam os retornos dos principais índices. E isso não é um problema, dado que o fundamento dessa estratégia é ganhar dinheiro de outra forma.
Por isso, se você quer ganhar dinheiro com as ações e suas cotas, escolha métodos de valuation. Agora, se você quer uma renda mensal com os lucros das principais empresas da bolsa, a estratégia dos dividendos é a mais adequada.