5 benefícios do chá de cabelo de milho

Conheça agora os incríveis benefícios que o cabelo de milho traz para sua saúde

0

Você sabia que o chá de cabelo de milho é bom para o organismo? Como fazer o chá de cabelo de milho? Hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar 5 benefícios do chá de cabelo de milho para o corpo humano.

O que é o cabelo de milho?

O cabelo de milho é chamado cientificamente por Stigma maydis, e é também chamado de barba de milho.

Entre os principais componentes do cabelo de milho temos:

  • Vitaminas
  • Proteínas
  • Carboidratos
  • Flavonoides, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Você pode encontrar o cabelo de milho em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, em forma de extrato seco, para fazer chá. A infusão do cabelo de milho é uma das formas que mais aproveita os benefícios desta planta.

Mas o cabelo de milho pode ser encontrado também na forma de suplemento alimentar.

Como fazer o chá de cabelo de milho?

Primeiramente, para fazer o chá de cabelo de milho, você vai precisar de:

  • 3 colheres de extrato seco de cabelo de milho (30 gramas)
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Primeiramente, ferva a água e quando entrar em ebulição, adicione o cabelo de milho, reduzindo o fogo. Deixe, então, por 2 minutos e desligue o fogo. 

Em seguida, deixe descansar e esfriar. Por fim, quando estiver a uma temperatura amena, coe o chá e consuma. Você pode tomar entre 3 e 4 xícaras de chá por dia.

Mas cuidado:  Este chá não é recomendado para uso em mulheres grávidas e pessoas que sofrem com problemas renais, como inflamação na próstata. Este chá deve ser tomado com moderação se você estiver tomando medicação para pressão arterial.

 
Benefícios do chá de cabelo de milho

Confira, então, uma lista que separamos para você de todos os benefícios desse chá.

Auxilia no tratamento de problemas renais

O chá de cabelo de milho é eficaz no combate de vesículas renais, de cistite, alívio da cólica renal, tratamento de vesícula biliar, dissolução de pedras na vesícula, cura de artrite e gota, contra infecções urinárias, problemas na próstata, combate de colesterol alto, edemas, controle de diabetes e outras inflamações.

Atua como anti-inflamatório

Com a eliminação das toxinas, o chá de cabelo de milho previne, dessa forma, as inflamações no corpo, principalmente nos casos de inflamações no fígado e nos rins. 

Desintoxica o sangue, combatendo o ácido úrico

Os compostos antioxidantes presentes no chá de cabelo de milho, são uma grande ajuda para estimular a eliminação das toxinas que estão no organismo.

Tem benefícios diretos sobre a saúde hepática, já que otimiza suas funções excretoras e diminui o risco de fígado gorduroso.

Chá de cabelo de milho para saúde - Reprodução AdobeStock
Chá de cabelo de milho para saúde – Reprodução AdobeStock

Ajuda a controlar o diabetes

Os pacientes com diabetes tipo 2 que consomem água de cabelo de milho têm, assim, uma diminuição significativa em seus níveis de glicose no sangue. Este chá ajuda, portanto, a regular os níveis de insulina e combate a resistência das células à mesma.

Auxilia na regulação de problemas cardiovasculares

Como as demais bebidas diuréticas, o chá de cabelo de milho possui benefícios na circulação sanguínea, o que favorece a saúde cardiovascular. E por fim, ajuda a reduzir as chances de formação de coágulos sanguíneos em seus vasos e a controlar o nível de açúcar no sangue.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.