A noz-moscada é uma especiaria originada da Indonésia que é obtida por meio das sementes da Myristica fragans. Ela pode ser adquirida já moída, que é o mais comum, ou com a semente inteira. No entanto, para aproveitar melhor seu sabor, o recomendado é ralar a semente quando for consumir. Sendo assim, neste post vamos falar sobre os 10 benefícios do chá de noz-moscada que você não conhecia. Portanto, confira aqui no Brasil 123.
Essa especiaria é muito requisitada na culinária e possui um sabor agradável. Além disso, ela tem uma série de compostos que podem contribuir com a saúde de forma bastante positiva, ajudando a prevenir doenças e promovendo seu bem-estar geral. Contudo, vale ressaltar que o consumo de noz-moscada não pode ser desenfreado, uma vez que isso pode causar reações adversas.
O primeiro benefício da noz-moscada é que ela possui propriedades anti-inflamatórias, uma vez que é rica em monoterpenos, que são compostos anti-inflamatórios. Assim, eles auxiliam na redução da inflamação, beneficiando pessoas que possuem doenças crônicas como diabetes e artrite.
Apesar de ser pequena, essa especiaria é rica em compostos que realizam a função de antioxidantes em nosso organismo. Os antioxidantes realizam a função de reparar os danos causados pelos radicais livres presentes em nosso organismo.
Isso é muito importante, pois o excesso de radicais livres em nosso organismo leva ao surgimento de muitas doenças crônicas como alguns tipos de câncer, doenças neurodegenerativas e doenças do coração.
Existem estudos que apontam a noz-moscada como um eficiente estimulador da libido, podendo contribuir para o aumento do desejo e do desempenho sexual.
Dentre os benefícios da noz-moscada podemos destacar o efeito antibacteriano, que faz com que essa especiaria atue contra a Streptococcus mutas e Aggregatibacter actinomycetemcomitans, responsáveis por levar ao surgimento de cáries dentárias e doenças gengivais.
Estudos realizados em animais apontam que a noz-moscada em doses altas reduz o colesterol alto e o número elevado de triglicerídeos, que são fatores de risco para doenças do coração.
Outros estudos realizados em animais mostraram que essa especiaria possuía efeitos antidepressivos. Porém, ainda faltam estudos que comprovem esse mesmo efeito em seres humanos.
Ainda, em outro estudo realizado em animais, o tratamento com noz-moscada contribui significativamente para a redução dos níveis de açúcar no sangue, além de ter melhorado a função do pâncreas.
A noz-moscada ajuda no combate às cólicas menstruais. Além disso, contribui para o controle das variações de humor, que ocorrem nesse período, e auxilia na melhora da circulação sanguínea.
A sua ação bacteriana ajuda contra o mau hálito. Sendo assim, se você possui esse problema, pode contar com a ajuda dessa especiaria.
A noz-moscada é utilizada na culinária isolada ou em conjunto com outros temperos. Dessa forma, podemos adicioná-la tanto em receitas doces quanto salgadas, pois ela possui um sabor adocicado e quente que faz uma grande diferença na refeição.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…