Hoje nós vamos falar um pouco mais sobre o fato de que a volta de cobrança de imposto entristece trabalhadores brasileiros. Como todos sabem, até dezembro do ano passado, as alíquotas dos tributos estaduais e federais sobre os combustíveis estavam congeladas, o que significou uma boa redução no preço dos combustíveis.
No entanto, depois de 2 meses do atual Governo desonerou os impostos federais e, além disso, o ICMS, que é um imposto estadual, também vai voltar a ser cobrado. Buscando ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, nós separamos algumas das principais informações sobre essa volta dos tributos para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos.
O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, é um tributo estadual pago sobre as várias áreas de transporte de mercadorias. Acontece que, desde o ano passado, essa taxa não estava sendo cobrada sobre os combustíveis, bem como as alíquotas federais, o que gerou uma redução significativa nos preços dos combustíveis.
Mas, apesar de ter prometido que os preços não iriam aumentar, o Governo Lula liberou no começo de março a desoneração dos impostos federais. Com isso, os preços dos combustíveis de todo o país, já aumentaram.
No entanto, os estados também estão buscando formas de aumentar o valor do ICMS sobre os combustíveis. Isso entristeceu muitos trabalhadores, visto que a gasolina, o álcool e o diesel são fundamentais para a sobrevivência.
Além disso, se os preços dos combustíveis aumentam, consequentemente, todos os outros produtos também aumentam. Afinal de contas, tudo precisa de transporte, que precisa de combustível para se locomover.
Para a volta da cobrança do ICMS, os governadores dos estados brasileiros precisam de um aval do Supremo Tribunal Federal. Com isso, os governadores já enviaram várias propostas para que o STF faça uma análise mais completa e dê o seu parecer.
A previsão é de que o ICMS volte a ser cobrado logo, uma vez que depois da desoneração dos impostos federais dos combustíveis, os governadores estão pressionando cada vez mais o Governo Federal, buscando a liberação do tributo.
Enquanto essa liberação não chega, os governadores estão achando outras maneiras de arrecadar fundos por meio de outros impostos, como por exemplo, o Preço Médio Ponderado Final, que nada mais é do que mais um dos impostos cobrados sobre os combustíveis.
Além disso, a PMPF passa por uma revisão a cada 15 dias. Em alguns estados como o Ceará, o valor cobrado por meio deste tributo já chega a R$0,15 por litro de combustível.
Agora que você já sabe sobre a volta de cobrança de imposto, fique de olho para saber quando o ICMS retornará.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…