Você quer se tornar vegetariano? Veja essas dicas para começar

Se você tem vontade de se tornar vegetariano, veja essas dicas para começar

0

A dieta vegetariana faz parte da história da humanidade desde o começo dela. Entretanto, nos últimos anos, o número de adeptos e simpatizantes dessa dieta vem aumentando significativamente. Muitas pessoas até querem aderir à dieta, mas sentem dificuldade. Por isso esse artigo é para quem quer se tornar vegetariano!

Churrasco vegano: saiba o que é possível servir neste evento

Todavia, se tornar vegetariano pode ser mais fácil do que você pensa. Além disso, é uma dieta mais saudável e que ainda consegue ajudar na preservação do planeta. Não podia ter mais vantagens! Se você quer dicas de como se tornar vegetariano, continue lendo esse artigo.

Comece aos poucos

Se tornar vegetariano pode ser um desafio, especialmente, se sua alimentação sempre foi onívora. Ou seja, sempre incluiu todo e qualquer tipo de alimento. Assim, começar aos poucos pode facilitar o processo. A mudança será gradativa e não será brusca, tornando-a mais aceitável. Primeiro, reduza o consumo de carne vermelha, até você se adaptar a não comer mais. Nessa hora, comece a reduzir a carne branca. Siga assim até você conseguir alcançar o objetivo de se tornar vegetariano.

Entretanto, nem todo mundo precisa começar aos poucos. Existem pessoas que conseguem alterar o hábito alimentar de um dia para o outro sem problemas. O importante é você seguir o seu ritmo, respeitando seu tempo.

Diversifique sua alimentação

Um erro, muito comum, cometido por quem quer se tornar vegetariano é aumentar o consumo de carboidrato. Isso acontece pelo desconhecimento dos alimentos que podem ser usados para substituir a proteína animal. Dessa forma, as pessoas tendem a aumentar o consumo de batata, arroz e macarrão.

Suflê vegetariano de cenoura: saiba como fazer receita saudável e saborosa

Todavia, isso não é saudável e pode gerar problemas de saúde, como carências nutricionais. Além disso, a dieta vegetariana se torna insustentável e a pessoa acaba desistindo. Para evitar essa situação, basta diversificar sua alimentação. Introduzir ingredientes novos na alimentação, como o grão-de-bico, e descobrir receitas novas para preparar seus legumes e verduras é um bom jeito de diversificar sua alimentação.

Isso ajuda a não descontar a falta da proteína animal nos carboidratos e, ainda, supri todas as necessidades nutricionais de um jeito bem gostoso.

Procure canais e perfis vegetarianos/veganos

Uma dica que ajuda quem quer se tornar vegetariano é procurar pessoas que já são. Afinal, elas já passaram por todo o processo e, com certeza, terão ensinamentos úteis para você. Além disso, é um bom jeito de conseguir receitas novas e dicas de como substituir ingredientes tradicionais pelos de origem animal.

As plataformas YouTube e Instagram são ótimas para esse objetivo. Existem muitos criadores de conteúdos veganos/vegetarianos que produzem vídeos de receitas e de resenhas de produtos. Além disso, você poderá interagir, nos comentários, com pessoas que já passaram pelo processo ou que estão passando. Fazer parte da comunidade vai facilitar todo o processo.

Não se culpe

Se você já passou pela maior parte do processo e já se considera vegetariano, mas teve um momento de “fraqueza”, não se culpe. É normal, mesmo depois de se tornar vegetariano, sentir uma vontade de alguma comida específica que possui proteína animal.

Especialmente, se for um prato que possuir memória afetiva. Se bater aquela vontade e você acabar comendo algo fora da “cartilha” vegetariana, está tudo bem. Se tornar vegetariano é um processo contínuo e todo mundo comete deslizes. O importante é não deixar um erro atrapalhar toda a sua evolução!

A dieta vegetariana é saudável? Descubra aqui

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.