A popular marca de sorvetes Ben & Jerry’s foi fundada por melhores amigos de infância. Quatro amigos da faculdade fundaram a varejista online americana Warby Parker. Uma viagem de compras entre dois amigos lançou a marca global de roupas Universal Standard. Todos esses exemplos demonstram que existem histórias de parcerias de negócios bem-sucedidas entre amigos. Mas para cada Ben e Jerry, há inúmeros outros irritados com seus colegas de faculdade por não pagarem o dinheiro que lhes é devido.
Misturar negócios e amizade pode afundar um relacionamento. Então, se um colega de classe, colega ou amigo de infância pede para você investir no negócio dele, você precisa olhar de todos os ângulos. Por essa razão, resolvi compartilhar 5 dicas que lhe ajudarão a tomar essa importante decisão.
Não deixe seu relacionamento pessoal obscurecer seu julgamento de negócios. Avalie o pedido como se estivesse vindo de um estranho. O negócio oferece algo único? Atende a uma necessidade do mercado? O fundador tem visão de negócios? Eles têm experiência na indústria? Além disso, você precisa saber os termos do seu investimento e o que está recebendo em troca. Se o seu amigo está pedindo um empréstimo comercial, discuta o prazo de pagamento e os juros.
Se o seu investimento for em troca de capital, revise os termos. É apenas uma transação financeira ou você terá acesso e informações sobre as operações comerciais? Esteja atento nesses detalhes.
Examine o plano de negócios para ver se seu amigo pensou em todos os aspectos do negócio. Um plano completo deve incluir projeções financeiras, receita atual, projeções de cinco anos e uma análise detalhada do mercado que descreva concorrentes e possíveis obstáculos. Nesta etapa você poderá perceber que o investimento não vale o potencial custo pessoal.
As linhas entre negócios e assuntos pessoais podem se confundir rapidamente quando você investe no negócio de um amigo. Embora a comunicação clara e frequente seja essencial, é importante estabelecer limites.
“Não pense que você vai ganhar uma fortuna se ajudar um amigo. Na verdade, não espere ganhar dinheiro algum. Cerca de 20% das empresas fecham no primeiro ano, de acordo com estatísticas globais e as que se mantêm abertas, dificilmente entregam um retorno positivo. Desse modo, pergunte a si mesmo se você está bem se perder todo o dinheiro que investiu na startup de seu amigo. Se a resposta honesta for sim, sem má vontade em relação ao seu amigo, é provável que o relacionamento permaneça sólido, independentemente do resultado do negócio.
No entanto, se sua resposta for condicional, o resultado da amizade provavelmente estará condicionado ao investimento do negócio.
O dinheiro não é a única maneira de sustentar os negócios de um amigo. Você pode oferecer tempo, experiência e conexões. Aposte em eventos, gerencie suas contas de mídia social ou distribua panfletos para divulgar. Nesta horas, o apoio moral pode ser mais valioso do que você pensa.
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