Hoje passaremos algumas informações para você ver quem terá direito a aumento no 13º salário.
No último dia 20 o Tribunal Superior do Trabalho, ou simplesmente TST como é conhecido popularmente, decidiu que os cálculos do FGTS, férias e 13º salário dos trabalhadores terão um aumento. No entanto, esse novo cálculo só valerá para um grupo específico de trabalhadores.
Para que você saiba mais sobre esse assunto e fique por dentro de todas as novidades sobre o aumento do 13.º, nós separamos algumas das principais informações para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final.
Na semana passada, o TST decidiu muito importante, que deixou todos os trabalhadores brasileiros esperançosos, visto que essa decisão está relacionada a um possível aumento, já que os cálculos do FGTS, férias e 13º salários receberão uma mudança, e por isso, poderão ser maiores para algumas pessoas.
Além disso, o cálculo do seguro desemprego também entrou nessa, e agora todos esses benefícios trabalhistas poderão ter valores maiores, para alguns trabalhadores.
Acontece que existem alguns trabalhadores que fazem muitas horas extras, e por isso, têm o descanso semanal afetado.
Com isso, o TST espera deixar mais justo o cálculo dos benefícios, e quem trabalha mais poderá receber mais.
Segundo a legislação trabalhista, cada hora extra efetuada, gera outra no descanso remunerado, tratando-se das horas vagas do dia, do sábado e do domingo. Dessa forma, nada mais justo que considerem essas horas na hora de fazer os cálculos dos benefícios trabalhistas.
Conforme já dito anteriormente, o aumento do 13º salário, bem como o do FGTS, seguro desemprego e férias, destina-se para os trabalhadores que fazem várias horas extras, e por isso, desfalca o descanso semanal.
No entanto, o Tribunal Superior do Trabalho considerou apenas as horas extras feitas habitualmente. Isto é, de maneira frequente, e as eventuais não poderão entrar na contabilidade para aumentar os valores dos direitos trabalhistas.
Além disso, as novas contas ainda serão feitas seguindo o livro ponto da empresa, onde se tem os dados individuais, diferenciando os empregados. Visto que cada um trabalha de uma maneira.
Como farão os cálculos conforme as horas extras de cada trabalhador, cada um deles tem um valor diferente, pois esses cálculos serão feitos contando suas horas extras.
Portanto, se você quer saber se tem direito a algum aumento e quais são os valores possíveis, deve entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa que trabalha, para se informar especificamente sobre o seu caso.
Agora que você já sabe quem terá direito a aumento no 13º salário. Siga as instruções para saber se também está na lista de beneficiados.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…