Em outubro do ano passado, os beneficiários do Auxílio Brasil passaram a ter direito ao empréstimo consignado. Na época, o Ministério da Cidadania havia autorizado uma dezena de bancos a conceder o benefício. Mas, juntamente com a mudança de governo federal, houve mudanças neste tipo de operação de crédito. Por isso que hoje, nós vamos indicar a data limite para pedir consignado Auxílio Brasil.
Críticas apontadas para esta modalidade de oferta de crédito
Houve uma onda de críticas que acompanhou a liberação do empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil. Grupos de defesa do consumidor se posicionaram contra o produto. Especialistas e opositores políticos acusam o governo de Jair Bolsonaro de usar o benefício como moeda de campanha eleitoral.
As críticas sempre seguiram a mesma linha de raciocínio, porque as famílias à beira da pobreza não podem correr o risco de perder a ajuda financeira que recebem para quitar suas dívidas de consumo. Por se tratar de uma conta consignada, 40% do valor total devido é subtraído do valor liberado no Auxílio Brasil quando são deduzidos os pagamentos com cartão de crédito.
Como resultado, as principais instituições financeiras recusaram a oferta do Auxílio Brasil para oferecer esta modalidade de empréstimo. No caso do Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil, optaram por não incorporar o produto em suas redes. Outro ponto de crítica foi a taxa de juros cobrada, que foi limitada a 3,5% e, portanto, maior do que o habitual para o modelo de consignação.
Quais são os requisitos para a contratação do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil?
O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil não foi cancelado no Brasil. Para ser mais específico, o principal banco ofertante do produto, a Caixa Econômica Federal, que responde por pelo menos 80% do mercado, não oferece mais este formato de operação de crédito.
Janeiro foi o mês em que o governo federal solicitou a suspensão do programa de empréstimo consignado para essa população.
O plano era reformular as regras e mudar o que era visto como o mais crucial, como os juros. Como resultado, todos os novos pedidos de empréstimo consignado do Auxílio Brasil devem aderir ao seguinte formato a partir do mês de fevereiro:
- A taxa de juros caiu de um máximo de 3,5% para 2,5%;
- Em termos de número de parcelas, este número caiu de um máximo de 24 para um mínimo de 6;
- Margem aceitável: diminuiu de 40% para 5%.
Onde contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Como o empréstimo consignado do Auxílio Brasil na Caixa está suspenso, os interessados em solicitá-lo devem procurar outros bancos. Mais 11 instituições receberam autorização para comercializar o produto, mas é preciso verificar nos próprios sistemas informatizados dos bancos se as novas regras estão disponíveis.
Nesse caso, poderá efetuar o seu pedido através dos aplicativos móveis das referidas instituições financeiras, sendo que haverá aplicação do desconto no mês seguinte ao da disponibilização dos fundos.
Portanto, a principal mudança do empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil, é a redução drástica da margem consignável e da quantidade de parcelas disponíveis para pagamento. Assim, não há data limite, pois, a Caixa Econômica Federal já não oferece mais a operação de crédito, e é preciso consultar os outros bancos, para ver se ainda oferecem esta modalidade de crédito.