O acompanhamento médico e os exames ginecológicos são essenciais durante toda vida adulta, visto que são armas poderosas no combate a vários tipos de câncer, especialmente o de mama. Porém, com o advento da menopausa, o corpo da mulher passará por várias mudanças, necessitando de mais atenção.
Menopausa é o nome dado a última menstruação, que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos. Quando os últimos folículos morrem, os ovários entram em falência e os níveis de progesterona e estrogênio caem. A partir deste momento o corpo da mulher fica mais vulnerável, visto que os hormônios serviam para proteger o organismo.
Exames ginecológicos essenciais após a menopausa
- Papanicolau
O exame preventivo do colo do útero é um dos exames ginecológicos mais importantes! Ele serve para detectar alterações nas células do colo do útero, sendo indicado para todas as mulheres que tem ou já tiveram relação sexual.
Inclusive, segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) ele deve ser realizado anualmente até os 70 anos de idade.
- Mamografia
Utilizado para detectar precocemente o câncer de mama, sendo recomendado para mulheres a partir dos 40 anos. No caso de histórico da doença na família ele pode ser recomendado antes, sendo ideal procurar um ginecologista e conversar sobre a necessidade do exame.
- Ultrassonografia pélvica
Outro exame ginecológico essencial é a ultrassonografia pélvica, que deverá ser feito de acordo com a necessidade, levando-se em conta o histórico familiar da paciente.
- Densitometria óssea
Não é um exame ginecológico, mas é essencial no período pós menopausa, visto que ao parar de produzir os hormônios femininos o corpo da mulher fica mais propenso a osteoporose. O exame permite o diagnóstico da doença e possibilita um acompanhamento mais de perto, assim como uso de medicamentos para fortalecer os ossos.
- Exames de sangue
Por fim, na lista de exames ginecológicos essenciais para mulheres após a menopausa, estão os exames de sangue, que servirão para acompanhar os níveis de colesterol, glicose e triglicerídeos. Importante lembrar que o estrógeno é um hormônio que protege o organismo da mulher contra as doenças cardiovasculares e com o advento da menopausa o corpo para de produzi-lo, ficando mais propenso a infartos e demais doenças.