Os pagamentos do PIS/PASEP sempre geram muitas dúvidas entre os trabalhadores. Ainda mais de algumas mudanças que ocorreram neste benefício.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações para que você saiba exatamente como funciona o programa PIS/PASEP e assim, saiba como fazer valer os seus direitos.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O PIS/PASEP são programas de contribuição social, onde os trabalhadores cadastrados podem se beneficiar do Abono Salarial. Desse modo, o Programa de Interação Social (PIS) destina-se a trabalhadores do setor privado. Contudo, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), beneficia os servidores públicos.
Dessa maneira, todos os trabalhadores desses setores podem receber o Abono Salarial, desde que preencham os requisitos que o Governo estabelece para o benefício.
Bem como todos já devem saber, o Abono Salarial PIS/PASEP é um benefício que o Governo paga anualmente aos trabalhadores que atendem a certos critérios.
Assim sendo, antes das mudanças importantes, o saque era restrito ao calendário oficial, mas agora, os trabalhadores podem sacar o benefício de acordo com o mês do seu aniversário, independentemente do calendário.
Entretanto, essa não foi a única alteração efetuada no PIS/PASEP. Confira abaixo mais algumas mudanças importantes no pagamento do benefício.
Além disso, outra mudança significativa é a integração do PIS e do PASEP. Anteriormente, cada programa tinha suas próprias regras e datas de pagamento. Agora, o Governo unificou o processo, facilitando o acesso e o saque do benefício.
Dessa forma, as informações e os pagamentos são feitos pelo mesmo sistema, proporcionando mais agilidade e praticidade aos beneficiários.
Ademais, com as mudanças, surgiram novas opções de saque do Abono Salarial PIS/PASEP. Assim sendo, além de poder sacar o benefício nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, agora é possível utilizar o aplicativo do benefício, disponível para smartphones, ou realizar o saque por meio do Cartão Cidadão.
Além disso, como os recursos do PIS/PASEP estão junto com os do FGTS, o trabalhador pode acessar os dois benefícios por meio do aplicativo do FGTS. Desse modo, é possível cadastrar conta bancária, ver extratos e saber os valores disponíveis para o benefício, tudo com só alguns cliques.
Por fim, mas não menos importante, outra alteração importante no PIS/PASEP tem relação com o método de pagamento do benefício.
Antigamente, o calendário de pagamentos do PIS/PASEP seguia uma sequência pré-determinada, que o Governo estabelecia de acordo com o número final do PIS ou PASEP. Entretanto, com as mudanças, o saque está disponível de acordo com o mês de aniversário do beneficiário, sem restrição de número final.
Essa flexibilidade permite que o trabalhador possa planejar melhor o uso do benefício e evitar aglomerações nas agências bancárias.
Agora que você já conferiu todas as mudanças importantes nos pagamentos do PIS/PASEP, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…