Sacar o FGTS na aposentadoria é uma das modalidades em que o trabalhador tem acesso aos valores do fundo. Entretanto, nem todos os trabalhadores sabem como efetuar esse saque.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Para que assim, você possa ver como sacar o FGTS na aposentadoria.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme todos já sabem, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que destina-se aos trabalhadores em regime CLT. Desse modo, todos que exercem suas funções com registro na carteira, têm direito a esse benefício.
Além disso, o FGTS é uma espécie de poupança que foi criado com o intuito de oferecer apoio financeiro ao trabalhador demitido sem justa causa. Contudo, essa não é a única situação em que se pode ter acesso mais velozes do fundo.
Desse modo, o trabalhador pode sacar o FGTS em muitos momentos de sua vida, como por exemplo, na aposentadoria. Confira abaixo como sacar o FGTS na aposentadoria:
Primeiramente, antes de iniciar o saque do FGTS na aposentadoria, é importante conhecer os requisitos necessários para essa retirada.
Dessa forma, o primeiro deles é estar aposentado, seja por idade ou por invalidez permanente.
Então, depois de conhecer os requisitos, é fundamental verificar o saldo disponível na conta do FGTS para sacar na aposentadoria.
Para isso, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal ou utilizar o aplicativo FGTS para consultar o valor. Além disso, tenha em mãos o número do CPF e o número do NIS/PASEP.
Ademais, existem diferentes modalidades de saque do FGTS na aposentadoria. A primeira delas é o saque integral, em que é possível retirar todo o saldo disponível.
Outra modalidade é o saque aniversário, em que o aposentado terá a possibilidade de sacar um percentual do valor anualmente, de acordo com um calendário que a Caixa estabelece.
Depois de conhecer as modalidades disponíveis para sacar o FGTS na aposentadoria, você terá que escolher a forma mais adequada para o seu caso.
Dessa maneira, se você optar pelo saque integral, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com os documentos necessários, como RG, CPF e comprovante de residência. Entretanto, caso escolha o saque aniversário, é preciso aderir a essa modalidade por meio do aplicativo FGTS ou no site da Caixa.
Por fim, ao decidir pela modalidade de saque e apresentar a documentação necessária na agência da Caixa, o processo de saque do FGTS na aposentadoria seguirá algumas etapas.
Desse modo, é importante se preparar para assinar alguns documentos, como termos de adesão ou solicitação de saque, e aguardar o prazo que a Caixa estipula para a efetivação do pagamento.
Agora que você já sabe como sacar o FGTS na aposentadoria, deixe sua opinião sobre esse assunto nos comentários!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…