As compras realizadas por impulso normalmente acarretam problemas no orçamento doméstico. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar como lidar com o impulso por compras e gastar menos.
São as compras realizadas sem serem planejadas antecipadamente, por motivações momentâneas e sem nenhuma necessidade. Assim, qualquer motivo é justificativa para comprar por impulso: sentimentos como felicidade ou estresse, estar na moda, a fulana da novela ter e você querer ter também, o preço estar em liquidação…
Eventualmente, são compras que são realizadas somente pensando na satisfação a curto prazo.
Existem algumas atitudes que vamos indicar na sequência que podem contribuir com a redução do impulso pelas compras e, consequentemente, farão com que você gaste menos.
Se você tem um orçamento financeiro mensal, é possível que naquele momento de impulso por compras você constate se realmente é necessário, e se não vai impactar diretamente no seu orçamento.
Ao realizar o orçamento financeiro, sabendo do seu impulso por compras, procure não deixar espaço para despesas geradas por impulso.
A regra da espera funciona da seguinte maneira: quando surgir o impulso pelas compras, procure estabelecer um prazo para perceber se realmente precisa realizar a compra. Pode ser uma semana, quinze dias, um mês.
Se quando terminar o período de espera continuar a sua vontade de compra, você pode avaliar o seu orçamento e considerar a compra do produto.
Se você estiver em baixa, com depressão, não compre nada. Normalmente o que você comprar não irá usar. Pois isso é só para satisfazer a sua condição momentânea, um conforto que dura somente para hoje, amanhã não serve mais.
Vá a outros lugares com pessoas que gostam de comprar, pois normalmente com elas ocorre o poder de convencimento de que aquele produto é feito para você. Procure sair com pessoas que possuam controle financeiro, ou pelo menos não interfiram no seu processo de compra.
Se você gosta da tecnologia, e ter sempre à mão o seu orçamento financeiro, procure instalar no seu smartphone um aplicativo de gerenciamento financeiro. Assim, não haverá desculpa de ter deixado em casa as anotações para ver se é possível comprar ou não.
É uma maneira de controlar os gastos em qualquer lugar que você estiver.
Se o seu impulso por compras está muito acentuado, deixe o seu cartão de crédito em casa, ao sair.
Tenha a determinação de só sair de casa com os cartões quando você vai realmente fazer compras necessárias. Além disso, evite o uso do aplicativo bancário do smartphone sem necessidade.
Hoje está muito fácil ter em mãos condições que favoreçam as compras por impulso. Portanto, o melhor mesmo é se conscientizar de que as compras só deverão ser feitas com a devida necessidade.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…