A gastrite é uma condição inflamatória do estômago que está presente em muitas pessoas. Principalmente naquelas que fazem uso excessivo de substâncias ácidas ou gordurosas. Assim, o que mais incomoda quem tem gastrite são as dores que variam de leves a graves. Vale lembrar que é importante uma avaliação médica dessa condição. Pois, entre as complicações mais temidas da gastrite está a úlcera, que pode chegar a perfurar o órgão.
Felizmente, muitas plantas podem ajudar no alívio dos sintomas da gastrite. Como conseguem esse efeito? Primeiro, existem plantas que conseguem reduzir a acidez natural do estômago, importante para a digestão. Por isso, fique de olho, pois esse pode ser um efeito colateral das receitas. Ou seja, você pode ter indigestão. Em segundo lugar, elas podem aumentar as substâncias que protegem o estômago.
Entre os remédios mais conhecidos para o tratamento da gastrite estão os chás e os sucos.
Suco de batata: Esse é um ótimo remédio. Você deve tomá-lo durante o jejum, assim irá conseguir reduzir a acidez do estômago. Para fazer esse suco você precisa descascar as batatas, pode ser 2 a 3. Em seguida, ralar e jogar água morna por cima delas de forma que você consiga conservar o caldo. Dessa maneira, você poderá beber o caldo até duas vezes ao dia.
aliviar gastrite com remédios caseiros – Reprodução CanvaAlém de ajudar na gastrite, esse suco pode te ajudar no alívio da constipação. Pois, as frutas possuem fibras que ajudam na motilidade do intestino. Você deverá descascar uma banana e cortar uma pera em pedaços. Depois, bata as frutas no liquidificador com um pouco de água até conseguir um suco mesmo. Você poderá beber à vontade! De preferência para fazer o suco sem açúcar.
Esse chá é um poderoso anti-inflamatório que também pode reduzir a dor. Além disso, pode também ajudar a eliminar a bactéria H. pylori, uma das causas de gastrite. Logo, para fazer esse chá você deve colocar 4 pedaços de casca de aroeira em um litro de água fervente. Em seguida, deixe descansar por 10 minutos e depois beba somente 3 colheres desse chá por dia.
Esse chá é rico em nutrientes e vitaminas que possuem efeito anti-inflamatório. Além disso, ele também ajuda na eliminação de toxinas no sangue. Para prepará-lo, adicione 50 gramas de folhas de acelga em uma panela com 1 litro. Em seguida, leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Depois, espere esfriar e beba até 3 vezes por dia.
Essa é uma ótima receita para acalmar as dores. Para preparar esta receita você deverá colocar um punhado de espinheira-santa e um pedaço de barbatimão em 500 ml de água. Em seguida, ferva tudo durante 5 minutos. Assim, você poderá ingerir este chá frio até 4 vezes ao dia. Recomenda-se que seja ingerido entre as refeições.
Por fim, vale lembrar que nenhuma receita irá curar a gastrite, apenas aliviar os seus sintomas. Por isso, é importante que procure o médico e avalie a sua condição. A gastrite muitas vezes é secundária a outro problema de base, como estresse e má alimentação.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…