Hoje nós vamos falar para você sobre como agendar atendimentos no INSS. Na correria do dia a dia, muitas pessoas buscam por saídas mais práticas e rápidas, para economizar tempo na hora de resolver os assuntos pendentes com a Previdência Social .
Pensando nisso, nós viemos ensinar você o passo a passo para agendar uma consulta no INSS e não perder tempo esperando nas filas. Quer saber como? Então não deixe de ler até o fim!
O INSS é uma sigla que significa Instituto Nacional de Seguro Social, que foi criado em 1990 através da junção da Instituição Financeira da Previdência e Assistência e o Instituto Nacional de Previdência Social. Ele é o órgão público brasileiro responsável por pagar benefícios previdenciários aos trabalhadores e segurados no caso de doenças, acidentes, gravidez, prisão, morte e velhice.
Resumidamente, o INSS funciona como executor dos benefícios previdenciários do Regime Geral de Previdência Social, que consiste em um outro órgão do Governo designado para reger os direitos baseados nas leis e na Constituição, ou seja, o RGPS cria as leis e os direitos dos segurados e o INSS executa os pagamentos.
O INSS é responsável pelo pagamento de todos os benefícios a que os trabalhadores e segurados têm direito, tais como:
Logo depois da reforma da previdência, que aconteceu em 2019, muitas regras mudaram e alguns nomes dos benefícios foram trocados. No entanto, os benefícios pagos por eles são os mesmos e os meios de consegui-los também não mudou muito.
Primeiramente, para ter direito a esses benefícios, a primeira coisa que você precisa fazer é se inscrever no RGPS, depois, é necessário fazer uma contribuição mensalmente para a previdência. Os trabalhadores que exercem suas funções de forma regular, isto é, com carteira assinada, têm os nomes incluídos automaticamente no RGPS e sua contribuição mensal também é de forma automática, por desconto na folha de pagamento.
As pessoas jurídicas, isto é, que possuem um número de CNPJ, também precisam contribuir mensalmente para ter direito aos benefícios. Mas, se você não trabalha com carteira assinada e não tem CNPJ, também pode fazer a contribuição de forma individual.
Para isso, é só ir até a agência do INSS mais próxima e se inscrever, depois é só fazer a contribuição mensal e pronto, quando você precisar, poderá receber a ajuda ofertada pelo INSS.
É possível agendar uma hora com antecedência e evitar filas através do aplicativo ou telefone – Reprodução AdobeStockSe você precisa ir até a agência do INSS mas não quer perder tempo, saiba que dá para agendar uma hora com antecedência e evitar filas.
Existem 3 maneiras de fazer esse agendamento de horário:
Você precisará ter em mãos os números dos seus documentos pessoais, como RG e CPF, e saber informar o motivo da sua consulta.
Agora que você já sabe como agendar atendimentos no INSS, é só seguir as instruções e anotar na sua agenda pessoal o horário da sua consulta na agência para que você resolva suas pendências com a previdência social da maneira mais fácil possível!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…