A opção de morar sozinho ganha cada vez mais adeptos no Brasil. No entanto, essa escolha nem sempre representa uma vida com menos desafios, pensando nisso o poder público prevê benefícios do Cadúnico para quem mora sozinho.
Desse modo, o grande número de brasileiros que compõem esse público chama a atenção independentemente da motivação, seja por necessidade ou por uma questão de opção de vida.
Além disso, o número desses indivíduos que vivem sozinhos se destaca também nos dados do CadÚnico. Em virtude disso e com finalidade de oferecer auxílio a esses brasileiros que precisam de ajuda financeira, o governo coloca à disposição alguns programas.
Quer conhecer alguns dos benefícios do Cadúnico para quem mora sozinho e saber como acessá-los? Continue a leitura do texto até o final!
Antes de mais nada, cabe ressaltar a importância do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Afinal, são inúmeros os programas sociais que usam os dados desse cadastro. Então, entre os programas o Bolsa Família se destaca, porém, não é o único, o Vale Gás é outro programa que utiliza as informações desse sistema para averiguar a elegibilidade dos possíveis beneficiários. Sendo assim, os programas encontram nessa base de dados, informações que possibilitam conceder benefícios a famílias de baixa renda do país, que estejam em situação de vulnerabilidade.
Desse modo, os indivíduos que moram sozinhos também precisam fazer a inscrição no CadÚnico para poder acessar qualquer benefício vindo do governo.
Primeiramente vale lembrar que a criação do CadÚnico, pelo Governo Federal, teve como objetivo melhorar as condições de vida dos brasileiros que vivem em condições de pobreza ou extrema pobreza.
O CadÚnico oferece informações também aos estados e municípios, para implementação de políticas públicas adequadas e eficientes.
Com base nessas informações, o poder público tem condições de direcionar de forma mais eficaz os recursos de muitos programas. Entre eles estão:
Sendo assim, independentemente de ser um grupo familiar grande ou um indivíduo que mora sozinho, é crucial o cadastro.
O critério principal para a inscrição é referente à renda. Assim, somados os rendimentos de todos os componentes do grupo, deve-se fazer uma divisão pelo número de indivíduos. Dessa forma, o resultado não deve ultrapassar meio salário mínimo mensal, ou a soma não ser superior a três vezes o piso nacional.
O cadastro abrange também indivíduos em situação de rua, tanto pessoas sozinhas, quanto acompanhadas de suas famílias.
Por fim, vale lembrar que, mesmo não se encaixando nos critérios que mencionamos, todos os brasileiros, que precisam de algum serviço que exija o cadastro, podem fazer a inscrição.
Então, para realizar o cadastramento, no CadÚnico, existe a exigência do fornecimento de diversas informações como:
É possível realizar inscrição nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) ou em algum posto próprio para o atendimento do CadÚnico e do PBF a disposição na cidade que o indivíduo reside.
Agora que você já conhece os benefícios do Cadúnico para quem mora sozinho, faça já sua inscrição. Volte para mais informações.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…