Na tarde desta quarta-feira, 11, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) fez um anúncio que agradou muito os beneficiários do INSS. Isso porque, com a novidade, as dívidas dos cidadãos podem ficar mais baratas daqui em diante. O motivo é que o Conselho reduziu o teto de juros do empréstimo consignado. A justificativa foi a redução em 0,5 ponto percentual da taxa Selic, anunciada pelo Banco Central no dia 20 de setembro.
Com isso, as operações de crédito ficarão mais acessíveis para quem recebe a aposentadoria, o BPC e demais pessoas que têm acesso ao empréstimo consignado. Apesar da boa notícia, especialistas ainda recomendam cautela.
Apesar de ser uma das operações de crédito mais seguras do país, os bancos precisam seguir diversas regras ao sugerir um empréstimo consignado para o cidadão. Isso porque o Governo Federal estipula diversas barreiras, com o intuito de evitar a contratação desse crédito. Atualmente, as regras têm potencial de afetar muito o planejamento financeiro dos brasileiros.
Confira, abaixo, as regras do empréstimo consignado:
Além dessas regras, o Governo Federal incluiu, ainda neste ano, uma outra medida que visa controlar o empréstimo consignado. O intuito do governo é desincentivar a contratação desse crédito e aprimorar as finanças das pessoas que recebem os benefícios.
Além das regras anteriores, os bancos precisam respeitar um limite de juros cobrados no empréstimo consignado. Historicamente, apesar de ter uma das menores taxas do mercado brasileiro, o percentual pago pelos beneficiários não tinha nenhum controle.
Por conta disso, no início do ano o governo estipulou um teto de 2,14%. Posteriormente, o limite passou para 1,97%, depois para 1,91% e agora o limite está em 1,84% ao mês. A medida deverá entrar no Diário Oficial da União (DOU) já na próxima segunda-feira, 16.
A medida foi uma proposta do Ministério da Previdência Social, em decorrência da queda da taxa Selic, de 13,25% ao ano para 12,75% ao ano, no último dia 20 de setembro. Para especialistas, o ideal seria indexar essa taxa à variação da taxa de juros da economia. Com isso, não seria mais preciso fazer trocas durante as fases de aumento ou de corte dos juros no país.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…