Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta quarta-feira (14) que a corte apure a conduta do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados durante as eleições.
Ao todo, foram duas ações propostas pela coligação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acusa Bolsonaro e aliados de terem lançado dúvidas sobre o resultado ilegal das eleições – a coligação também acusa a gestão do presidente de ter concedido benefícios de forma ilegal durante a campanha.
De acordo com o TSE, além de Bolsonaro, são alvos das apurações, por exemplo, o candidato derrotado a vice-presidente e ex-ministro Braga Netto (PL), os filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), e outros parlamentares como Carla Zambelli (PL), Bia Kicis (PL), Nikolas Ferreira (PL) e outros.
Nas ações, a coligação cita, por exemplo, a suposta prática de uso indevido dos meios de comunicação social. Segundo o corregedor-geral eleitoral do TSE, a investigação tratará de condutas de antes, durante e depois do processo eleitoral.
Segundo a denúncia, os denunciados atuaram com foco em levar aos eleitores o sentimento de insegurança e descrença no sistema e, por consequência, “atentaram contra a existência do próprio Estado Democrático de Direito”.
Não suficiente, a coligação também acusa Bolsonaro e seu vice de terem cometido o crime de abuso de poder. Para provar, a denúncia cita supostas medidas irregulares promovidas pela gestão Bolsonaro como a antecipação da transferência do benefício do Auxílio Brasil, do Auxílio Gás e também:
De acordo com Benedito Gonçalves, as denúncias preenchem os requisitos jurídicos para serem admitidas, pois, segundo ele, “os fatos narrados se amoldam, em tese, ao uso indevido de meios de comunicação e ao abuso de poder político”. “Especialmente consideradas as balizas fixadas pelo TSE para a apuração desses ilícitos no caso de condutas praticadas por meio da internet”, afirmou o corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral.
Leia também: Lula chama Bolsonaro de ‘figura irracional’ e diz que presidente não reconhece a derrota
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…