Trabalhadores transplantados alegam problemas de reinserção no mercado de trabalho

É bastante comum relatos de trabalhadores transplantados alegando dificuldades de reinserção no mercado de trabalho. O tema foi abordado em uma audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 27. 

 

Trabalhadores transplantados alegam problemas de reinserção no mercado de trabalho. (Imagem: Medicina SA)

 

Nesta data também é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, simbolizando ainda mais a apreciação do tema. Na ocasião, foram tratados os direitos dos transplantados mediante o Projeto de Lei (PL) nº 4613, de 2020, entre outras propostas similares. Os textos têm um propósito em comum, unificar os direitos e garantias para pessoas com deficiência. 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Transplantados, Edson Arakaki, informou que cerca de 54% dos pacientes têm dificuldade de se reinserir no mercado de trabalho formal. 

Ele acredita que o Estado deveria se comprometer mais na causa dessas pessoas, e se empenhar na efetivação de programas capazes de assegurar melhores condições de vida para transplantados por um período de seis meses a um ano. Este é considerado o tempo médio de recuperação dos transplantados, incluindo a adaptação com as novas medicações e mais. 

No geral, o PL em debate prevê a concessão de direitos iguais, equiparação que deve ser feita através de laudo médico capaz de atestar o impedimento físico, intelectual, mental ou sensorial a longo prazo. A audiência pública foi realizada por sugestão do deputado Francisco Júnior (PSD-GO), o qual acredita na necessidade de abordar a pauta com delicadeza e atenção. 

“A nossa legislação trata de forma igual os desiguais. A gente precisa gerar oportunidades a quem precisa mais. Esse é o grande desafio nosso”, ponderou. O deputado ainda mencionou que um projeto similar de autoria do deputado Fabio Trad (PSD-MS), que junto a tantos outros têm o propósito em comum de unificar os direitos das pessoas transplantadas e com doenças graves perante o PL 1074, de 2019. 

Na oportunidade, a advogada Caren Machado se pronunciou sobre o tema, explicando o desejo do transplantado de conquistar o posto de trabalho, mas que para isso precisa da compreensão da população sobre suas condições diferenciadas. 

“No transplante de órgãos, o que acontece é que esse paciente sai de um problema que está incontrolável e migra para um problema controlável. Então, com o transplante, não fica resolvido o problema da pessoa. Ela ainda tem um problema de saúde, mas em uma situação melhor que a anterior”, declarou. 

Caren aponta que entre os principais direitos que deveriam ser amplamente viabilizados aos trabalhadores transplantados estão a: habilitação e reabilitação, aposentadoria por invalidez, passe livre e benefícios tributários. No entanto, não é bem assim que acontece na prática. 

É o caso de Priscila Modesto, de 37 anos, que acreditou que teria a oportunidade de ter uma vida normal e tranquila novamente. No entanto, desde que fez o transplante passou a ser vítima de preconceito na empresa onde trabalhava até ser demitida no final do ano passado, estando desempregada até hoje.

Laura Alvarenga

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago