Tornado com ventos de 130 km/h atinge SC; veja as fotos

O tornado, com ventos de mais de 130 km/h, arremessou telhas a quase 200 metros de distância, informou a Defesa Civil

0

Conforme tem relatando o Brasil123, fortes chuvas vêm atingindo a Bahia e também Goiás. Outro estado brasileiro que está passando por problemas devido aos fenômenos da natureza é Santa Catarina, que registrou a passagem de um tornado na cidade de Timbó na quarta-feira (05).

De acordo com a Defesa Civil do estado em informação divulgada nesta quinta-feira (06), as fortes rajadas de vento atingiram mais de 130 km/h e fizeram estragos na cidade, ocasionando o destelhamento de casas e galpões industriais. Segundo a entidade, apesar da magnitude da ocorrência, nenhuma pessoa ficou desabrigada ou ferida.

O tornado, com ventos de mais de 130 km/h, arremessou telhas a quase 200 metros de distância, informou a Defesa Civil.
O tornado, com ventos de mais de 130 km/h, arremessou telhas a quase 200 metros de distância, informou a Defesa Civil. (Foto: reprodução)

Responsável pelo tornado

Conforme aponta a Diretoria de Gestão de Risco de Santa Carina em uma nota técnica, uma junção de fatores foi a responsável pelo registro do tornado na região. Essa união, de acordo com a entidade, foi composta pela passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil aliada ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade na região.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, raios e rajadas de vento”, afirma a entidade, destacando que o tornado foi visto em Timbó, mas outras duas cidades na região também foram atingidas pelas fortes tempestades.

Durante entrevista ao portal “G1”, Fábio Melere, coordenador da Defesa Civil do município, relatou que, a partir de uma análise, constatou-se que o município tinha “uma supercélula sobre a região com características de tempestade severa”.

“Galpões e telhas foram arremessadas a quase 200 metros de distância”, disse o coordenador, relatando ainda que a região também sofreu por conta de um desmoronamento de terra, causado pela chuva, que acabou comprometendo o serviço de abastecimento de água.

Caso era tratado como microexplosão

Antes da confirmação do tornado, as autoridades locais não mencionavam a ocorrência do fato na cidade, limitando-se a dizer que a região havia sido vítima de uma microexplosão ocasionada por conta da concentração de fortes rajadas de ventos em uma pequena localidade. Todavia, por conta da magnitude dos estragos, análises foram feitas e constatou-se o fenômeno natural. Veja as fotos:

Leia também: Motorista tenta passar por ponte alagada, dá de frente com a polícia e apanha na Bahia; veja o vídeo

5/5 - (1 vote)

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.