A certidão de saque do FGTS e do PIS/PASEP são muito importantes para que o trabalhador possa provar sua consistência nesses programas.
Dessa forma, é importante saber se o trabalhador tem como pegar essa certidão e, se sim, como fazer isso.
Assim sendo, para que você tenha a resposta dessas perguntas, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme mencionado acima, a certidão de saque do FGTS e do PIS/PASEP são documentos que comprovam a regularidade do trabalhador perante esses benefícios.
Dessa forma, o trabalhador pode solicitá-la em diversas situações, como na hora de realizar um financiamento imobiliário ou de participar de uma licitação, por exemplo. Além disso, é importante ressaltar que a certidão será diferente para cada benefício, sendo necessário solicitar uma para o FGTS e outra para o PIS/PASEP.
Assim como já dito, o trabalhador pode sim pegar a certidão de saque do FGTS e do PIS. Entretanto, como trata-se de benefícios trabalhistas diferentes, há uma forma diferente de requerer o documento para cada um deles.
Primeiramente, para obter a certidão de saque do FGTS, o trabalhador deve acessar o site da Caixa Econômica Federal. Que é a instituição responsável pela administração do fundo.
Sendo assim, no site oficial da autarquia, é possível encontrar um link específico para solicitar a certidão. Além disso, é necessário fornecer informações como o número do PIS/PASEP/NIT e a senha cadastrada.
Contudo, caso o trabalhador não possua uma senha, ele poderá criá-la no próprio site, seguindo as instruções que o portal fornece.
Ademais, para requerer a certidão de saque do PIS, o trabalhador deverá acessar o site da Receita Federal do Brasil. Dessa maneira, será preciso acessar o portal e entrar na área específica do PIS/PASEP. Então, basta seguir as orientações do site para ter acesso ao documento.
Após realizar a solicitação da certidão de saque do FGTS e do PIS/PASEP, é importante ficar atento ao prazo para obtenção do documento. Isso porque, geralmente o prazo para emissão varia de acordo com a demanda e leva alguns dias úteis.
Portanto, recomenda-se que o trabalhador verifique com antecedência a necessidade da certidão, para evitar possíveis contratempos.
Por fim, a certidão de saque do FGTS e do PIS/PASEP possui validade de 30 dias a partir da data de emissão. Após esse período, é necessário solicitar uma nova certidão caso seja necessário comprovar a regularidade perante esses benefícios.
Além disso, é importante ressaltar que a certidão só possui validade se estiver com todas as informações corretas e atualizadas. Por isso, é fundamental manter os dados cadastrais sempre em dia junto aos órgãos responsáveis.
Agora que você já sabe se tem como pegar a certidão de saque do FGTS e do PIS/PASEP, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…