Enquete rápida! Você costuma colocar o CPF na nota fiscal quando realiza as suas compras? A saber, essa é uma prática bem usual entre os brasileiros.
Mas, afinal, você sabe qual o tipo de vantagem que se obtém com esse procedimento? Ou você tem receio de aplicar o CPF?
Sim, essa é uma preocupação que se observa em grande parte da população, que teme que os seus dados pessoais possam ir para outro uso, que não de fato aplicar o CPF na nota fiscal.
No entanto, essa prática é segura. Além disso, possui incentivo dos governos estaduais e municipais para que seja realizada.
Tem muita gente que acredita que essa iniciativa foi implementada para que, ao informar o CPF na nota fiscal, o governo possa controlar os seus gastos e relacionar isso em suas bases de dados.
Contudo, na prática, o intuito é outro: combater a sonegação de impostos. Então, para incentivar, são oferecidos benefício ao consumidor, como você poderá conferir ao longo deste artigo.
Leia ainda: SAIU pagamento do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM, veja quem recebe nesta quinta (21)
As empresas são incentivadas pelo governo para que questionem os clientes se eles desejam incluir o CPF na nota fiscal no momento de suas compras.
Desse modo, as autoridades conseguem ter uma ferramenta que ajuda a monitorar se o pagamento dos impostos está sendo realizado corretamente, em especial no que se refere ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A saber, a arrecadação de tributos é essencial para a economia do país. Então, ao colocar o CPF na nota fiscal fica registrado o que foi comprado e a Secretaria da Fazenda de cada estado consegue identificar se houve o pagamento correto dos impostos devidos por parte das empresas.
Diante desse cenário, com o foco de estimular a inclusão dos dados na nota, são oferecidos bônus para os consumidores.
Como funciona? É preciso saber que cada estado e município fica livre para definir o seu programa de incentivo e indicar como vai funcionar e quais são as vantagens para as pessoas.
Veja também: CAIXA anuncia quais são os novos grupos que podem receber o PIX de R$ 6.220,00
Por fim, os estados brasileiros que têm programa de CPF na nota são: Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia e Paraná.
Em alguns estados, colocar o CPF na nota fiscal abate no valor de alguns impostos, como o IPTU e o IPVA do ano seguinte. Além disso, ainda é possível ganhar descontos na compra de livros.
Outro benefício é a chance de ganhar prêmios por meio de sorteios. Dependendo do estado, esses “brindes” podem chegar até a 1 milhão de reais e ocorrem mensalmente pela Loteria Federal.
Sendo assim, cabe você ir atrás da prática vigente em sua localidade.
Confira ainda: Foi aprovado NOVO FERIADO e começará a valer ainda neste ano; veja a data
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…