Saber o que fazer se outra pessoa levar multa com o seu carro é muito importante para resolver a situação da melhor maneira possível. Isso porque, essa situação é bem mais comum do que se pensa, e, na maioria das vezes, surgem dúvidas sobre como proceder.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você, que está passando por isso, saiba qual a melhor maneira de resolver esse problema.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Ter um carro é uma comodidade, mas também traz responsabilidades. Uma das situações mais desagradáveis que podemos enfrentar é descobrir que outra pessoa levou uma multa utilizando o nosso veículo. Nesses casos, é importante saber como agir para evitar transtornos e se proteger legalmente.
Desse modo, se você está passando por isso, siga as seguintes orientações para resolver o problema da melhor forma possível:
O primeiro passo é descobrir quem estava conduzindo o veículo no momento da infração. Sendo assim, se você não presenciou a situação, procure por câmeras de segurança que possam ter registrado o ocorrido. Além disso, caso as autoridades tenham enviado a multa para o seu endereço, verifique se há alguma informação sobre o condutor no documento.
Além disso, ao receber a notificação de multa, verifique cuidadosamente todos os dados presentes no documento. Confira se a placa do veículo está correta, assim como informações como data, horário, local da infração e assinatura do agente de trânsito.
Dessa maneira, caso haja qualquer divergência ou irregularidade, anote-as para apresentar em sua defesa posteriormente.
Contudo, caso você identifique o condutor responsável pela infração e constate que todos os dados estão corretos, é possível fazer a transferência da responsabilidade para a pessoa que realmente cometeu a infração.
Para isso, é necessário preencher um formulário específico junto ao órgão de trânsito responsável. É importante se atentar aos prazos para realizar essa contestação a fim de garantir o acesso a esse recurso.
Em alguns casos, o condutor identificado pode se recusar a assumir a responsabilidade pela infração.
Sendo assim, é importante que o proprietário do veículo busque amparo legal para assegurar o cumprimento de seus direitos.
Dessa forma, um bom advogado especialista em direito de trânsito pode orientá-lo sobre os procedimentos cabíveis, como a elaboração de uma denúncia falsa caso seja comprovado que outra pessoa estava conduzindo o veículo na ocasião.
Por fim, para se resguardar, é fundamental documentar todos os passos tomados durante o processo.
Portanto, anote todas as informações como:
Isso porque esses registros podem ser úteis para comprovar a sua boa-fé ao contestar a multa.
Agora que você já sabe o que fazer se outra pessoa levar multa com o seu carro, fique atento para garantir o devido cumprimento de seus direitos!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…