A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é mais que um desejo dos cidadãos. É também uma obrigação de quem precisa dirigir, afinal de contas, ela é obrigatória por lei. No entanto, muitos cidadãos brasileiros não tem como arcar com os custos do documento e é aí que entra o papel da CNH Social.
Em suma, o programa contribui para que jovens e cidadão de todas as idades consigam ter sua habilitação de forma gratuita. Sendo assim, o principal foco do programa são cidadãos de baixa renda.
Além disso, também é importante ressaltar que, para ter direito ao benefício, é necessário cumprir os requisitos básicos exigidos pelo programa social. Veja mais a seguir!
Primeiramente, a criação do programa CNH Social se deu deforma a ajudar diversas pessoas sem condições financeiras para conquistar sua primeira habilitação.
Então, para quem tem muita vontade de dirigir, no entanto, não pode pagar as taxas do processo, o programa pode ser muito útil. Mas é importante dizer que, para participar do programa, os candidatos poderão se inscrever em um Centro de Formação de Condutores.
Além disso, como já foi mencionado, para receber a CNH Grátis é necessário se enquadrar nos requisitos solicitados pelo Detran de cada Estado e também pelo Senat, visto que esses são os órgãos responsáveis pelo projeto.
Antes de mais nada, é necessário explicar que é muito comum que os jovens que acabaram de completar 18 anos sonhem com a sua primeira habilitação, seja de carro ou de moto. No entanto, também é comum eles adiarem esse sonho por não terem condições para isso.
A partir do programa CNH Social, esses jovens tem a possibilidade de ter (sem custos) a primeira via da carteira de habilitação nas categorias A (moto) e B (carro). Contudo, o benefício ainda não está disponível para toda a população. Isso, porque somente pessoas que se enquadrem na lista abaixo podem se inscrever e participar do processo seletivo. São elas:
Primeiramente, o programa é de assistência do Governo Federal, ou seja, foi regulamentado pelo governo. No entanto, ainda não é lei e, por isso, cada estado pode optar por aderir ao programa, ou não. Sendo assim, fica a cargo do Detran (Departamento de Trânsito) de cada região verificar a disponibilidade de vagas e também as datas referentes ao programa CNH Social.
Também é fundamental dizer que, para participar, o candidato deve residir em um desses estados. Portanto, é necessário verificar a lista de estados que participam. Confira:
Vale ressaltar que a lista de estados que participam do programa pode sofrer alterações ao longo dos próximos dias. No entanto, conforme a atualização for sendo feita, iremos atualizar os cidadãos com novas postagens!
De antemão, já mencionamos que para se candidatar a uma das vagas da CNH Social, o cidadão precisa seguir algumas regras definidas pelo Detran de seu Estado. Com isso, o departamento instituiu o projeto que contempla os residentes fixos de cada estado, ou seja, para quem mora no Paraná, estado que não oferece o programa, não pode se candidatar em outro estado que ofereça.
Ademais, ainda é necessário cumprir outros requisitos para garantir a primeira habilitação gratuita. Confira a seguir:
Em primeiro lugar, o candidato deve acessar o site oficial do Detran de seu Estado. Em seguida, basta buscar pela categoria “CNH Social”, “CNH Popular” ou “CNH Gratuita” e prosseguir.
Após ter feito isso, o candidato deve seguir as orientações da página e realize seu cadastro e não se esquecer de estar com seus documentos pessoais em mãos. Depois, é só finalizar o processo e aguardar o contato do Detran, após o órgão analisar seu pedido.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…