A rinite alérgica é uma inflamação nasal muito comum. Ela surge acompanhada por irritação na garganta, tosse, ressecamento nasal, espirros, que são seus principais sintomas. Nariz escorrendo também é um sintoma comum e desconfortável. Ela é provocada, na maioria das vezes, por poeira, ácaros e mudanças bruscas de temperatura. Por isso, há algumas atitudes que você pode tomar para prevenir a rinite, ou reduzir bastante os sintomas durante a crise.
Atividade física: 6 dicas para se preparar para sua prática
Deixar as mesmas roupas de cama por mais de uma semana, especialmente se você é uma pessoa que tem frequentes crises de rinite alérgica, não convém. Isso porque elas acumulam ácaros e poeira, que são os principais causadores das crises. Dessa forma, troque roupas de cama com a maior frequência possível.
Muitas vezes as pessoas usam bichinhos de pelúcia para complementar a decoração, ou até mesmo para dormir abraçadas a eles. Contudo, bichos de pelúcia são objetos que quase nunca são lavados. Se as roupa de cama acumulam ácaros, imagina eles! Por isso, evite dormir com eles na cama, para controlar as crises da sua rinite alérgica.
As pessoas que sofrem com rinite alérgica já sabem disso, mas, se você ainda não sabe, não é bom ter tapetes na sua casa. Eles são outros itens decorativos que quase nunca são lavados. Portanto, acumulam muita poeira e fazem mal às pessoas com crises frequentes. Evite, especialmente, os tapetes felpudos.
É difícil viver em um local sem cortinas, especialmente por causa da sua utilidade. Elas dão privacidade e impedem a entrada de luz, sendo necessárias, especialmente, nos quartos. Portanto, tenha cortinas, mas tenha cuidado com elas. Lave-as pelo menos duas vezes ao ano.
Você pensa demais? Siga essas 5 dicas para se preocupar menos
A lavagem nasal com o soro fisiológico é muito boa para limpar o nariz de impurezas. Ela é muito fácil de fazer e ajuda a prevenir as crises de rinite alérgica, além de outras doenças respiratórias. Dessa forma, lave o seu nariz com soro, pelo menos uma vez ao dia.
O cheiro forte é uma das principais causas da rinite alérgica. Por isso, pessoas mais sensíveis podem ter a crise de alergia desencadeada simplesmente por utilizar um perfume forte. Dessa forma, evite utilizar perfumes de qualquer forma, mas, em especial, evite os mais intensos.
O ventilador é um forte causador e potencializador de crises de rinite alérgica, além de crises de outras doenças respiratórias. Ele espalha a poeira pelo cômodo e, ainda, faz com que a pessoa receba vento forte no calor, o que também piora as crises.
Por fim, evite mudanças bruscas de temperatura. Assim como o ventilador causa crises de rinite alérgica, o ar condicionado também é um forte potencializador delas. Qualquer mudança brusca de temperatura agrava os quadros alérgicos. Por isso, evite-as.
Veja aqui 4 dicas para planejar a rotina diária de forma eficiente
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…