Restituição do imposto de renda: Pagamento do ÚLTIMO lote acontece este mês

A Receita Federal deve abrir em breve a consulta ao 5º lote de pagamento da restituição do imposto de renda 2021. O lote anterior foi pago no dia 31 de agosto e a consulta foi aberta no dia 24 de agosto.

Tendo em vista que o pagamento do 5º lote ocorre no dia 30 de setembro, a expectativa é de que a consulta para saber se estará entre os contribuintes deste lote, possa ser aberta a partir do dia 23 de setembro.

Restituição do imposto de renda: Pagamento do ÚLTIMO lote acontece este mês – Foto: Reprodução

Como consultar o 5º lote da restituição

Assim que for confirmado pela Receita a abertura da consulta, acesse a página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

Se você identificar alguma pendência na sua declaração, pode retificar a mesma, corrigindo as informações que tenham sido informadas de forma indevida.

A Receita oferece ainda o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que permite consultar diretamente nas bases da Instituição as informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no Cadastro Pessoa Física (CPF).

Calendário de pagamentos da restituição do imposto de renda

A saber, os pagamentos da restituição foram distribuídos por 5 lotes, sendo que os 4 primeiros já foram honrados.

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

30 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Onde é realizado o crédito da restituição?

O pagamento deste 5º lote será feito diretamente na conta bancária que foi informada na sua declaração. Assim, caso ocorra algum problema na realização do crédito, como por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Acontecendo de o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá realizar a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda”, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Veja também: Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; fique atento para não perder o benefício

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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