Para entender se quem tem diabetes pode tomar suplemento alimentar, separamos uma lista de mitos e verdades para que essas pessoas fiquem atentas quanto à ingestão desses produtos. Afinal, sabe-se que pessoas diabéticas sofrem com uma deficiência de vitaminas e sais minerais, já que o organismo reage devido à doença.
No entanto, para entender se quem tem diabetes pode tomar suplemento alimentar é preciso consultar um profissional da saúde, já que existem mitos e verdades que envolvem essa questão. Por causa disso, o médico deverá ser consultado para avaliar sua necessidade desses nutrientes. Veja mais a seguir:
Em primeiro lugar, saiba que quem tem diabetes pode tomar suplemento alimentar, mas nem todos se enquadram nessa condição de dependente desses nutrientes. Por isso, veja abaixo alguns mitos e verdades que envolvem o consumo dessas substâncias pelos diabéticos. Afinal, nem todo paciente realmente precisa ingerir qualquer alimento para garantir a melhoria do quadro de saúde. Confira:
tomar suplemento alimentar com diabetes – Reprodução CanvaO zinco é um dos nutrientes que fazem com que pessoas diabéticas tenham que tomar suplemento alimentar. Afinal, esse é um mineral importante no controle glicêmico de pacientes. De acordo com estudos divulgados pelo The American Journal of Clinical Nutrition, quando falta insulina no organismo, o zinco consegue suprir em partes o controle da glicemia.
No entanto, o consumo desse suplemento alimentar depende da indicação médica, visto que somente o profissional de saúde poderá indicar a quantidade que deverá ingerir pelo paciente considerando o quadro de saúde especifico dele.
O zinco e o magnésio estão entre os principais minerais que faltam no organismo dos diabéticos. A falta desses nutrientes causa a progressão da doença e, por causa disso, ambos podem ser indicados pelo profissional da saúde que está acompanhando o caso de perto.
A suplementação de zinco beneficia no controle de glicemia, especialmente entre os diabéticos tipos 1 e 2. Mas, pessoas com diabetes que não possuem falta desse nutriente não precisam consumir o suplemento alimentar. Desse modo, a deficiência precisa de um diagnóstico por exames para que o médico indique (ou não) a ingestão de suplementação.
Pessoas com diabetes e estão no grupo de risco como idosos, gestantes ou lactantes podem precisar mais da suplementação do que outrem, mas isso também não indica que é uma necessidade de todos os pacientes.
As deficiências de calorias e proteínas podem aparecer entre pessoas que sofrem com a diabetes. No entanto, mais uma vez é preciso atestar essa condição em exames de sangue que apontam para a falta desse nutriente no organismo.
Por isso, quem tem diabetes pode tomar suplemento alimentar, mas quando isso deve acontecer depende de uma série de fatores que dependem de um parecer médico. Afinal, o consumo excessivo de alguns nutrientes pode prejudicar ainda mais a saúde desses pacientes do que beneficiar.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…