Respondendo algumas dúvidas da população em relação ao CadÚnico, a pergunta que não quer calar é: Quem pode se cadastrar no CadÚnico? Esta é a pergunta que pretendemos responder com este artigo.
O Cadúnico, sigla de Cadastro Único, é a primeira atitude das famílias em se cadastrar para receber os mais de 30 benefícios assistenciais e previdenciários do governo federal. É administrado pelo Ministério da Cidadania, juntamente com a rede de assistência social dos municípios brasileiros, os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
Os CRAS são os responsáveis por:
Dessa forma, as informações dadas na inscrição, possibilitam ao governo federal, estadual e municipal, saber sobre as situações de risco e vulnerabilidade da população no que se refere à extrema pobreza e pobreza.
Considerando, então, que o CadÚnico é a “porta de entrada” para a concessão de diferentes benefícios assistenciais, podem se cadastrar todas as famílias que se considerem de baixa renda. Parece estranho afirmar isso, mas cada benefício assistencial tem seus próprios requisitos, e, o cadastramento direciona a família para o benefício a que tem direito.
Assim, em geral podem se cadastrar no CadÚnico:
Para se cadastrar no CadÚnico, é possível realizar o pré-cadastramento no aplicativo Cadastro Único, e posteriormente se dirigir ao CRAS da cidade com os documentos necessários e confirmar o cadastramento. Mas uma outra opção é o representante familiar ir diretamente no CRAS, portando os documentos necessários e realizar pessoalmente a sua inscrição.
Para isso, é preciso, então, que o representante familiar leve os documentos necessários que são:
No entanto, para famílias indígenas será aceita a RANI (Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena). E para famílias quilombolas, qualquer documento de identificação.
Mas não esqueça: quando você fizer a inscrição no CadÚnico, você se responsabiliza em atualizar o cadastro sempre que houver alteração nas informações dadas. Entre as possíveis alterações têm-se:
Por fim, caso não haja nenhuma alteração, é necessário fazer a atualização do cadastro a cada 2 anos, que pode ser feito por confirmação no aplicativo do Cadastro Único, ou ir pessoalmente no CRAS de sua cidade.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…