Quase 70% dos brasileiros consideram mudar de banco, aponta pesquisa

A maioria dos brasileiros não parece estar satisfeita com os serviços prestados por seus bancos. Pelo menos é o que a ponta uma pesquisa realizada pela Infobip em parceria com a consultoria Frost & Sullivan. A saber, a empresa é uma plataforma global de comunicação na nuvem omnichannel (canais físicos e digitais),

De acordo com os dados do levantamento, 68% dos brasileiros consideram mudar de banco para conseguir um atendimento mais eficiente. Entre os entrevistados que afirmaram estar abertos à troca da instituição financeira, 25% afirmaram que isso é “extremamente provável”, enquanto 43% dissera que é “provável”.

Além disso, 31% dos entrevistados citaram a repetição de dados pessoais de segurança durante o atendimento como principal razão para a troca do banco. Outros 27% dos brasileiros relataram que ficam bastante chateados com a necessidade de contar várias vezes os problemas que enfrentam no decorrer dos atendimentos.

Veja detalhes do levantamento

Em resumo, o levantamento ocorreu em abril deste ano no Brasil, mas também na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru. O objetivo da pesquisa foi entender como a digitalização da comunicação afetou os clientes dos mercados financeiros, bem como suas tomadas de decisões.

Segundo a Infobip, o estudo amostral entrevistou apenas pessoas das classes A, B e C. Nesse caso, 39% delas possuíam graduação, enquanto 29% tinham pós-graduação. Os entrevistados tinham idade entre 25 e 54 anos, usavam smartphones e possuíam quatro ou mais contas/produtos de prestadoras de serviços financeiros.

No resultado geral, englobando todos os países pesquisados, seis em cada dez entrevistados consideraram mudar de banco. O levantamento também indicou que a busca por uma experiência mais eficiente norteou a resposta. Aliás, a Infobip ainda citou a falta de confiança dos consumidores nos protocolos de concessão de crédito dos bancos.

A saber, os jovens mostraram mais disposição a mudar de banco no Brasil. “A instituição financeira que conseguir oferecer uma melhor experiência para o cliente mais jovem aqui no Brasil provavelmente terá mais possibilidade de fidelizá-lo no longo prazo, quando seu poder aquisitivo for maior”, afirmou o head de vendas da Infobip no Brasil, Caio Borges, em nota.

“Oferecer uma experiência simples, completa e integrada nos diferentes canais de atendimento mostra-se um ponto-chave para a fidelização dos clientes no setor financeiro. A necessidade de modernizar os canais de atendimento tem de vir acompanhada de ferramentas que facilitem o atendimento independente de onde comece e termine a sua interação com o banco”, acrescentou Borges.

Leia Mais: Monitor do PIB brasileiro cai 0,3% no segundo trimestre, aponta FGV

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago